De temporário a efetivo: como aproveitar a oportunidade?

De temporário a efetivo: como aproveitar a oportunidade?

Os últimos meses do ano costumam ser agitados devido à alta nas demandas de Natal, época mais lucrativa para a indústria e o varejo. Na Luandre, consultoria de RH que atende 200 das 500 maiores empresas do país, a previsão é de aumento de 30% na contratação de profissionais temporários para as áreas de indústria, logística e varejo, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Mas, como aproveitar a oportunidade e tornar-se efetivo dentro da empresa? A especialista em RH da Luandre, Juliane Antonio, dá dicas básicas que vão ajudar quem pretende acabar 2018 com carteira assinada, dinheiro no bolso e um contrato efetivo para o ano que vem, já que, segundo ela, “a média de efetivação de temporários, na Luandre, é de 40%”.

Venda, ainda mais, suas qualidades

Você teve um tempo curto durante o processo seletivo para mostrar quem é e quais são suas habilidades. Utilize esse “tempo extra” de contratação e mostre sua capacidade profissional e seus conhecimentos.
Demonstre comprometimento

Alguns profissionais acabam não demonstrando o devido interesse em razão de terem sido contratados para um regime de trabalho temporário. “Um profissional que mostra dedicação e comprometimento tem todas as chances de ser efetivado. Caso não haja espaço para efetivação após o término do contrato, ele pode abrir portas para uma oportunidade dali a alguns meses ou para uma indicação do contratante para outra empresa”.

Cause uma boa impressão

“Ao iniciar a sua jornada como temporário é importante ter em mente que nada está garantido, então demonstre que você realmente está interessado na empresa e na função que está exercendo, buscando sempre o melhor para você e o ambiente em que está atuando”, destaca a especialista.

Invista em conhecimento

Agora que você conquistou uma oportunidade, invista parte do seu salário em conhecimento. Faça cursos, participe de eventos e absorva conteúdos que possam trazer aprimoramento profissional.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *