Teste de perfil comportamental retrata profissional e ajuda empresas e carreira

Teste de perfil comportamental retrata profissional e ajuda empresas e carreira
Jo Tavares
Danilo Faria.

Um teste on-line inovador e adaptado à realidade brasileira está fazendo sucesso em empresas, com profissionais em transição de carreira e com estudantes. O Profiler, teste de perfil comportamental, pode ajudar e muito as pessoas, segundo a coach curitibana Jo Tavares, que, junto com o seu sócio, Danilo Faria, já vêm aplicando a ferramenta nestes segmentos de público. O Profiler é baseado em um teste comportamental americano, o DISC, e foi adaptado à cultura do brasileiro, com chances de 98% de acerto, além de ser certificado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), pela USP e pela UFMG.

O Profiler traz quatro possibilidades de perfil – o comunicador, o executor, o planejador e o analista – e apenas duas perguntas com respostas de múltiplas escolhas podem resultar em mais de 20 páginas de informações sobre a pessoa. As perguntas são: “Como você acha que você é?” e “Como você acha que os outros acham que você deveria ser”. A pessoa faz o teste on-line e recebe o resultado por e-mail. As explicações sobre o resultado podem ser obtidas presencialmente, por telefone ou pelo Skype.

Além dos perfis, o teste garimpa áreas de talento ou as aptidões naturais que a pessoa desenvolve e enumera 13 delas: comandante, competidor, administrador, motivador, vendedor, diplomata, aconselhador, atendente, professoral, técnico, especialista, estrategista ou controlador.

Prática

A coach observa que em empresas, os departamentos de RH vêm utilizando o Profiler na hora da contratação para acompanhamento e desenvolvimento de seus funcionários, recolocação e até mesmo em caso de demissão. E um dos destaques do perfil comportamental é justamente o gráfico das competências. Segundo Jo, embora o conhecimento seja uma obrigação, as empresas estão dando muita ênfase em habilidades como a empatia, a capacidade de se relacionar, o detalhismo, o perfil artístico, a paciência, o entusiasmo, a extroversão, a facilidade de mudanças, entre outros.

Já com relação aos coaches, afirma Jo, o teste é uma ferramenta que contribui para o autoconhecimento e ajuda o profissional a chegar onde ele quer ou precisa. Ela destaca também que o Profiler está chamando muito a atenção de pais que vêm seus filhos com muitas dúvidas quando está chegando a hora do Vestibular e não sabem o que fazer. “Serve para os estudantes fazerem planejamento de carreira ou em vias de fazer o vestibular, poupando tempo e desperdício de carreira e dinheiro com curso ou faculdade”, avalia.

Perfil

Os resultados do Profiler podem apontar um perfil puro ou a mescla de dois perfis. Segundo Jo, pessoas com três ou quatro perfis são mais raras, mas não é impossível de acontecer. “Vale lembrar que todos nós temos os quatro perfis, mas sempre tem um ou dois que se destacam mais”, afirma.

Ela observa ainda que é “muito difícil” que, ao repetir o teste algum tempo depois, a pessoa tenha mudado um dos perfis. “É normal que um nos acompanhe por um bom tempo ao longo da vida, mas dependendo das circunstâncias, é possível sim que um segundo perfil mude”, conta.

Características dos perfis

Comunicador – É uma pessoa comunicativa e geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmado com projetos e novidades, tende a ser até excessivamente otimista e relaciona-se com facilidade.

Executor – É uma pessoa dominante e independente. É atraído por desafios e dificuldades. Possui um alto senso de competitividade e costuma ser corajoso ao defender seus pontos de vista.

Planejador – É uma pessoa estável, de ritmo constante e linear. Dificilmente entra em pânico, mas tem uma pequena capacidade de lidar com o imprevisto. O planejador é voltado ao próximo e adora ajudar.

Analista – É uma pessoa detalhista, preocupada e meticulosa. O analista é organizado, responsável e altamente conservador, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *