Empreendedor cria liga e-Sport de FIFA e atrai jogadores e marcas

Empreendedor cria liga e-Sport de FIFA e atrai jogadores e marcas

A VPSL, principal liga de jogadores profissionais de FIFA na modalidade Pro Clubs do Brasil, atraiu a atenção de investidores e de marcas. Fundada em 2013 pelo empreendedor pernambucano Luiz Eduardo Cavalcanti (foto), a liga permite que jogadores do game FIFA, da Electronic Arts, participem de competições na modalidade Pro Clubs, no qual 22 jogadores jogam partidas ao mesmo tempo, no que chega mais próximo de um jogo real de futebol. Veja aqui como funciona a modalidade Pro Clubs.

Para alavancar a liga e a modalidade eSport no País, a VPSLeague recebeu um investimento de R$ 10 milhões. O objetivo com o aporte é aumentar a base de jogadores, aperfeiçoar a plataforma e aumentar a premiação das competições. Hoje, são 40 mil jogadores na base. A meta é chegar a 100 mil jogadores na liga durante os próximos cinco anos. A competição é realizada nas plataformas PlayStation 4 e Xbox One.

Como resultado da profissionalização impulsionada pelo aporte realizado por investidores-anjo, a liga vai conceder R$ 200 mil em prêmios na próxima temporada de Pro Clubs de FIFA 19, que acontece entre julho e setembro. O circuito inclui, além do tradicional Campeonato Brasileiro de Pro Clubs (CBPRO), a Pré-Temporada (com a Copa de Abertura e a primeira etapa do Torneio das Estações) e, uma das principais novidades, as competições de 1×1 (head-to-head). Clique aqui para ver o vídeo sobre o novo circuito 2019.

Na temporada anterior, a liga atraiu a atenção de marcas como Cup Noodles e Ponto Frio. A varejista, por exemplo, pagou para colocar seu nome em uma das equipes e para anunciar nas ações da liga durante o CBPro Cup Noodles, nome dado à competição. Para uma seleção de primeira divisão, a troca de nome pode chegar a custar R$ 5 mil, enquanto a veiculação da marca pode sair por R$ 40 mil.

Times próprios

Além das marcas, clubes de futebol tradicionais, como o Atlético Paranaense e o Vitória, da Bahia, possuem seus times próprios de FIFA já cadastrados na plataforma. Nomes como o CNB, clube de eSports que possui o jogador Ronaldo Fenômeno como sócio, e a Black Dragons, equipe referência em torneios de jogos eletrônicos, também ingressaram na liga.

“Esse é um primeiro passo para profissionalizar a nossa marca e atrair novos adeptos. O nosso objetivo é entrar de vez no mapa das principais competições de futebol virtual no Brasil e no mundo proporcionando competições bem organizadas e regulamentadas e com credibilidade”, afirma Cavalcanti. “Esperamos trazer mais jogadores para uma modalidade que permite ao gamer formar uma carreira sólida e se tornar um craque do futebol virtual”, complementa.

De acordo com a Newzoo, consultoria especializada no mercado de games e de mobile, o Brasil possui o terceiro maior público de eSports do mundo, com 7,8 milhões de brasileiros que entram na categoria “entusiastas de eSports”. O mercado brasileiro de jogos cresce a cada ano e está se tornando uma potência global neste setor. Segundo o estudo, o Brasil possui 75,7 milhões de jogadores e vai gerar uma receita de US$ 1,5 bilhão em 2018. No Brasil, O FIFA é e-sport mais assistido, segundo a Newzoo.

De acordo com Cavalcanti, as marcas podem se beneficiar com a exposição que podem atingir dentro da liga. “Temos um mercado muito bom, por atingirmos não só os gamers, mas os interessados em futebol. A torcida dos times associados a clubes tradicionais é grande”, afirma. A franquia possui 42 milhões de jogadores no mundo, e 1,2 milhão apenas no Brasil, segundo o fundador da VPSL.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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