You are here
Home > Negócios > Supermercadistas do Paraná confirmam investimentos em 2019

Supermercadistas do Paraná confirmam investimentos em 2019

A expectativa da Apras – Associação Paranaense de Supermercados – é de que 2019 seja marcado por diversos investimentos do setor supermercadista paranaense. Segundo relatos dos membros da diretoria da entidade, a confiança na economia do país fará o mercado externo e interno voltarem o olhar para o potencial do Brasil.

Em um cenário com 13 milhões de desempregados, a Apras acredita que a partir do ano que vem este quadro diminua graças aos investimentos das empresas, que passarão a gerar mais emprego e renda. “Com isso, devolvemos aos consumidores o poder de compra e a economia volta a girar e a se fortalecer”, destacou o presidente da entidade, Pedro Joanir Zonta (foto).

Segundo ele, o país enfrentou uma crise econômica e política sem precedentes e os trabalhadores foram os mais prejudicados pelo PIB negativo dos últimos anos, já que a recessão freou os investimentos, reduziu as produções e aumentou o desemprego. A projeção é de que 2018 termine com um PIB positivo e que 2019 já comece com planos e metas mais ousados nas empresas. “O dia 1º de janeiro de 2019 será marcado como um divisor de águas na vida de todos os brasileiros. Queremos um país que priorize a família e que canalize os investimentos na segurança, na educação e na saúde, sem desvios de recursos”, disse Zonta.

A Apras espera ainda que o próximo governo invista na infraestrutura das estradas, portos e aeroportos, que nas condições atuais encarecem o frete e o valor dos produtos. Mais do realizar estes investimentos, espera-se que o processo seja transparente e que não seja realizado por empresas licitantes “com cartas marcadas e valores supervalorizados para remunerar as pessoas públicas inescrupulosas”, ressaltou Zonta.

Supermercadistas esperam pelas reformas

O setor supermercadista espera ainda que sejam realizadas as reformas política, previdenciária e tributária. “Precisamos de mudanças reais para começar a trilhar um caminho que represente o futuro. Devemos ter a consciência de que o mundo evoluiu e que as nossas leis devem ser adaptadas para uma nova realidade. Nós, da Apras, clamamos por um Brasil unido, que ofereça condições para o empresariado investir no mercado interno e que promova o desenvolvimento social de todo o país”.

Em 2017, o setor supermercadista brasileiro registrou um faturamento de R$ 353 bilhões, o que representa 5,4% do PIB. “Somos um dos segmentos que mais empregam no Brasil e temos a certeza que se o novo governo oferecer as condições adequadas e necessárias, iremos contribuir ainda mais com o crescimento do país”, concluiu Zonta.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top