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Couromoda movimenta setor calçadista brasileiro

A 46ª edição da Couromoda, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, será de retomada para o setor calçadista nacional. Essa é a expectativa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que promoverá projetos de promoção comercial e de imagem na principal mostra calçadista de lançamentos para a temporada Outono-Inverno. A Couromoda, que acontece entre 14 e 17 de janeiro, contará com mais de duas mil marcas de calçados, bolsas e acessórios e deve receber mais de 30 mil compradores profissionais, sendo em torno de dois mil deles estrangeiros, especialmente de mercados da América Latina.

O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein (foto) destaca que a feira calçadista deve marcar um período de retomada para o setor calçadista, que viu sua produção cair mais de 2% ao longo de 2018. “Já tivemos alguns indicativos mais positivos nos meses finais do ano passado, tanto no mercado interno como externo, então a nossa expectativa é confirmar essa recuperação”, projeta o executivo, para quem a economia deve viver um novo ciclo de prosperidade nos próximos anos.

Para o diretor da Couromoda, Jefferson Santos, a expectativa para a mostra é bastante positiva, motivada pelo novo contexto econômico e político. “As vendas de Natal foram as melhores desde 2014 e isso faz com que lojistas precisem repor estoques e apresentar novidades aos clientes”, aponta.

Abicalçados na feira

Visando o estreitamento da relação com os seus parceiros, tanto empresários como imprensa, e o fomento de negócios, a Abicalçados estará presente na mostra calçadista. Localizada em estande na entrada principal da mostra, entidade promove projetos de promoção comercial e de imagem.

Promovido em parceria com o escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) de Moscou, o Projeto Comprador Vip traz para a mostra paulista compradores dos grupos ICR Trade, que possui 100 estabelecimentos na Geórgia, e do Intertop, com 20 lojas no Cazaquistão. “Ambos os grupos não possuem grande mix de produtos brasileiros e trabalham com calçados de alto valor agregado”, explica a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, acrescentando que juntas, no ano passado, as empresas importaram mais de US$ 20 milhões em calçados, a maior parte deles da Ásia e Europa. “São compradores de grande potencial”, enfatiza.

Já o Projeto Imagem, realizado por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil, trará cinco jornalistas de relevantes veículos segmentados de alguns dos principais mercados do mundo: Edizioni AF e Moda Pelle (Itália), Globalfashion (Espanha), Serma (Argentina) e Style America (Colômbia). A Assistente de Projetos da Abicalçados, Carla Giordani, destaca que o intuito do projeto é realizar uma imersão dos comunicadores no mundo do calçado verde-amarelo. “A contrapartida é que divulguem os produtos em seus respectivos mercados”, comenta.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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