You are here
Home > Negócios > Henkel oferece programa de compra de ações para funcionários de todos os cargos

Henkel oferece programa de compra de ações para funcionários de todos os cargos

A Henkel, líder global em marcas e tecnologias em Adesivos e Cosméticos, oferece a seus quase mil funcionários o Employee Share Plan, benefício que permite a compra de ações preferenciais da companhia. Se para o colaborador o programa significa ganhos financeiros consistentes e uma cultura de investimento em longo prazo, para a empresa é uma ferramenta de remuneração variável que cria uma relação duradoura, ajudando na retenção e engajamento dos talentos que se tornam donos da empresa.

No Brasil, 27% dos funcionários da Henkel aderiram voluntariamente ao benefício. O programa é aberto a colaboradores de todos os níveis hierárquicos e áreas, bastando fazer parte da companhia há pelo menos um ano. Quem optar pela aquisição dos papéis deve determinar um percentual fixo de seu salário para investir mensalmente, com limite de 4% da remuneração bruta.

“O sucesso da empresa sempre é resultado do desempenho de seus funcionários. O Employee Share Plan é uma forma de dividir os ganhos desse êxito com quem de fato impacta. Construímos uma relação de longo prazo, baseado no desempenho, transparência e sustentabilidade financeira” – afirma Valeria Gladsztein, diretora de Recursos Humanos da Henkel para América do Sul.

Além de receber os dividendos e acompanhar a valorização das ações, o participante recebe ainda o “matching shares”, uma contribuição adicional feita pela empresa equivalente a 33,33% do montante investido pelo funcionário. Em uma simulação, um funcionário que contribuísse desde 2008 com €100 euros por mês, teria em 31 de julho de 2017, um investimento de €40.000.

Para Camila Crepaldi, gerente de Marketing de adesivos para Indústrias Gerais da Henkel Brasil, os principais benefícios são estabilidade e facilidade, já que não tem muito tempo para gerenciar investimentos. Além disso, o retorno é muito interessante, pois além de ter a contribuição de 1/3 pela companhia por cada ação adquirida, o colaborador ainda tem as valorizações frente aos resultados da empresa e da moeda. “A Henkel é uma empresa familiar com resultados financeiros sustentáveis, o que me dá segurança para investir. Contribuo com a quantidade máxima possível, pois acredito que é uma forma fácil e confiável de manter um fundo de investimento”, explica.

Também há funcionários que aderem ao programa para garantir uma renda em momento de necessidade familiar ou oportunidade para fazer algo que deseja. “Decidi participar do programa para poupar dinheiro para objetivos futuros ou ocasião de necessidade. Quando precisei fazer um resgate, recebi a orientação da área de Recursos Humanos de forma eficaz e eficiente”, relata Rafaela Gomes de Andrade Antonio, operadora da planta de Itapevi/SP da Henkel.

“Aderi ao benefício porque penso em ter um dinheiro reservado para dar um futuro melhor para a minha família, em caso de necessidade. Além disso, o complemento que a empresa dá é muito atrativo. Em 2015 fiz um resgate e tive todo o suporte necessário no processo”, conta Eduardo Cosme Brasil, operador da planta de Itapevi/SP da Henkel.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top