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Luandre tem aumento de 42% nas ofertas de vagas em 2018

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe boas notícias. A taxa de desemprego caiu no último trimestre analisado (setembro a novembro). A população desocupada caiu 3,9% em relação ao trimestre anterior e 2,9% em relação ao mesmo trimestre de 2017. E mais, a população ocupada foi a maior da série histórica, iniciada em 2012, e subiu 1,2% em relação ao trimestre de junho a agosto de 2018, somando 93, 2 milhões de pessoas.

A Luandre acompanhou esta tendência positiva em relação ao emprego e o balanço de 2018 é de um total de mais de 24 mil vagas oferecidas, 42% a mais que no ano passado. O segundo semestre foi impulsionado por vagas na indústria, logística e varejo, setores que apostaram em um Natal mais forte. A mudança na lei também ajudou na contratação de temporários. “A atualização na Lei de Temporários, que permite desde o ano passado a contratação por 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, permaneceu como um dos fatores que estimularam a contratação nesta modalidade. Outra boa notícia é que, aqui na Luandre, mais de 40% destes temporários foram efetivados posteriormente pelos clientes”, explica Fernando Medina, diretor da consultoria de RH.

De acordo com Medina outro setor muito forte em 2018 foi o de saúde, com vagas constantes em virtude da natureza do negócio, que precisa do quadro de funcionários sempre completo e também pela abertura de novas unidades de saúde, no estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

A expectativa da Luandre em 2019 é que esse panorama de geração de emprego seja cada vez maior. “O que vimos no fim de 2019 e neste comecinho de ano é que as empresas estão otimistas com o cenário econômico e pretendem ampliar as contratações. Estamos com cerca de 3.500 vagas abertas e observamos que os candidatos estão bem comprometidos. No primeiro dia útil do ano, tivemos processos seletivos com 90% dos candidatos presentes. Ficamos surpresos porque a taxa de desistência nestes períodos pós-festas varia de 50% a 80%”, analisa Medina.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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