You are here
Home > Economia > Maior comunidade de compras do mundo elenca cinco tendências do varejo para 2019

Maior comunidade de compras do mundo elenca cinco tendências do varejo para 2019

A Cashback World, comunidade de compras internacional, multicanal e multissetorial que permite que Afiliados recebam Cashback (dinheiro de volta) a cada compra feita, elencou as cinco tendências que irão marcar o varejo em 2019. Entre as principais linhas de ação do setor estarão: mercado de fidelidade, experiência do consumidor e tecnologia.

“Para lidar com os desafios de mercado, é importante estar preparado e antenado às mudanças que estão chegando para facilitar a vida das empresas. A Cashback World se preocupa em se manter sempre na vanguarda da inovação e tecnologias que irão pautar os negócios nos próximos anos,” afirma o diretor geral da myWorld, operadora da Cashback World no Brasil, Davi Damazio.

Mas o que esperar de 2019? Confira as tendências para este ano:

Mercado de fidelização em alta

Um movimento que já ganhou notoriedade em 2018 e agora chega como a grande aposta de 2019. O mercado de fidelização está ganhando cada vez mais espaço no varejo brasileiro, seja nas pequenas ou grandes empresas.

Para o próximo ano, a expectativa é que cada vez mais empresas apostem em soluções de fidelização e que a retomada no consumo pelos brasileiros seja pautada em decisões inteligentes de compra.

Muito além dos pontos

Muitas empresas passaram a entender o quão rentável pode ser um programa de fidelidade personalizado para o negócio. Agora, a ideia é oferecer ao cliente muito mais do que uma simples soma e troca de pontos; e inovar com o Cashback – porcentagem do valor da compra de volta para o cliente.

Este tipo de benefício pode ser oferecido a clientes de grandes e pequenos varejistas de comércio eletrônico; e fãs e torcedores de grandes clubes e associações, sendo facilmente adaptado para qualquer tipo de negócio.

Experiência de compra em primeiro lugar

A experiência de compra do cliente será cada vez mais valorizada e, sua jornada, cada vez melhor compreendida. Evitar e eliminar barreiras e atritos durante as compras estão entre as estratégias que as empresas devem buscar, seja no ambiente online ou offline.

Neste quesito, experiências como realidade aumentada, logística cruzada e benefícios como o cashback (dinheiro de volta a cada compra) serão grandes aliados.

Soluções Omnichannel

Cada vez mais o mundo online e offline precisarão se integrar e oferecer soluções e experiências de compra para o consumidor de maneira integrada. Um grande exemplo desta tendência são os showrooms das marcas – local onde a pessoa pode ver a peça de roupa e experimentar, porém, o restante da compra é feito virtualmente.

Já no primeiro semestre de 2019 será comum passar por diversos showrooms oferecendo experiência Omnichannel em diferentes centros de compra.

Big Data

As tecnologias de Big Data continuam em plena ascensão em todos os setores da economia. A análise de dados é algo extremamente valioso para o varejo; comportamento de compras, tendências de consumo e aceitação de produtos são algumas das informações que são facilmente obtidas e cruzadas com a tecnologia de Big Data.

A personalização de ofertas – que leva em consideração o conceito de small data – e experiência de compra também são elementos viáveis graças à tecnologia de Big Data que terão aumento de aderência por parte dos varejistas em 2019.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top