Presidente Bolsonaro promete equilíbrio entre meio ambiente e desenvolvimento econômico

Presidente Bolsonaro promete equilíbrio entre meio ambiente e desenvolvimento econômico

O presidente Jair Bolsonaro discursou, nesta terça-feira (22), pela primeira vez, depois de eleito, no exterior. Ele participa do Fórum Econômico Mundial, que reúne a elite política e econômica global, em Davos, na Suíça. No pronunciamento, o presidente falou sobre segurança pública, convidou empresários estrangeiros a conhecer o Brasil e comentou sobre a competitividade e eficiência da agricultura brasileira, aliada à preservação do meio ambiente.

“Vamos investir pesado na segurança, para que vocês nos visitem com suas famílias, conheçam a nossa Amazônia, nossas praias, nossas cidades, nosso Pantanal. O Brasil é um paraíso, mas ainda muito pouco conhecido. Somos o país que mais preserva o meio ambiente. Nenhum país do mundo tem tantas florestas como nós. A agricultura se faz presente em apenas 9% do nosso território e cresce graças a sua tecnologia e graças à competência do nosso produtor rural.”

Tradicional fórum de debates econômicos em nível global, o evento ocorre desde a década de 1970 e, por reunir líderes empresariais, autoridades e chefes de Estado de todo o mundo, é considerado uma boa oportunidade para apresentar o país a investidores e parceiros comerciais.

Bolsonaro reafirmou sua determinação de manter a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. “Menos de 20% do nosso solo é dedicado à pecuária. Essas commodities, em grande parte, garantem superávit em nossa balança comercial e alimentam boa parte do mundo. Nossa missão, agora, é avançar na compatibilização entre a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, com o necessário desenvolvimento econômico. Queremos governar pelo exemplo, e queremos que o mundo restabeleça a confiança que sempre teve em nós.”

No domingo (27), após retornar ao Brasil, Jair Bolsonaro vai fazer exames pré-operatórios e será submetido à operação para retirada da bolsa de colostomia no dia seguinte. Bolsonaro usa essa bolsa desde que foi esfaqueado em Juiz de Fora, em 6 de setembro do ano passado, ainda durante a campanha eleitoral. A facada atingiu o intestino, e fez com o que o militar ficasse 22 dias internado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *