Descubra as cinco novas previsões tecnológicas da IBM que vão mudar o futuro

Descubra as cinco novas previsões tecnológicas da IBM que vão mudar o futuro

Todo ano a IBM põe um pé no mundo das previsões para trazer uma visão tecnológica do futuro e impressionar o mundo com suas revelações. A iniciativa é fruto de um incansável trabalho dos laboratórios globais da IBM Research, que resulta na divulgação do “5 in 5”, lista com cinco tecnologias que têm fortes chances de mudar a vida das pessoas nos próximos cinco anos. Confira:

1) Digital Twin

A duplicação digital na agricultura ajudará a alimentar uma população crescente utilizando menos recursos. A tecnologia de IA conhecida como “digital twin” permite digitalizar todos os aspectos da agricultura, desde a qualidade do solo até o preço final do alimento.

2) Alerta de spoiler

Blockchain, IoT e IA unirão forças para evitar o desperdício de alimentos. Isso porque cada participante da cadeia de suprimento saberá exatamente quanto plantar, encomendar e entregar seu produto, reduzindo o desperdício e Tornando os alimentos mais frescos.

3) O mapeamento do microbioma nos protegerá de bactérias ruins

Seremos capazes de utilizar informações referentes a milhões de micróbios para proteger o que comemos graças a uma nova técnica que nos permitirá analisar de forma eficaz a constituição genética dos micróbios, trazendo informações valiosas sobre segurança do que consumimos.

4) Detetives do prato

Com o uso de um celular qualquer pessoa poderá detectar agentes contaminantes perigosos nos alimentos. Para isso, poderosos sensores portáteis de IA estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da IBM e permitirão que testes de patógenos sejam realizados em segundos, em vez de dias.

5) Reciclagem radical

O processo de descarte do lixo e a criação de novos plásticos será completamente transformado. Todo plástico será reciclável graças a inovações como o VolCat, um processo químico catalítico capaz de sintetizar o poliéster em uma substância que pode ser reutilizada na fabricação de novos produtos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *