You are here
Home > Negócios > Economia deve crescer em 2019, mas será que este é o momento certo para expandir os negócios?

Economia deve crescer em 2019, mas será que este é o momento certo para expandir os negócios?

Depois de alguns anos de muito aperto financeiro, as expectativas para a economia em 2019 são positivas. E quando se fala em negócios, o que eu tenho notado é que muitos empresários, em especial de pequeno porte, estão com uma grande dúvida: expandem suas empresas ou continuam pequenos, porém sem riscos de quebrar.

A verdade é que qualquer passo errado, ou seja, sem organização e sem planejamento, pode acabar com muito tempo de trabalho. Toda mudança demanda prudência, conhecimento do mercado, controle financeiro e, acima de tudo, ousadia.

Eu conversei com consultores de empresas e pedi a eles que me apontassem alguns indicadores que mostram o momento certo para expandir um negócio.

O primeiro ponto a ser verificado é se o mercado em que a empresa atua, está em forte expansão. Caso contrário, a empresa não terá muito futuro.

Quando se analisa as finanças do negócio, o certo é considerar os últimos três anos. Se neste período a empresa foi lucrativa e registrou um bom fluxo de caixa, então este é um indício que ela está pronta para crescer.

Outro item importante a ser considerado é se a empresa está conseguindo superar suas metas. Se a demanda é grande e está difícil de atender a todos os pedidos, então é hora de ampliar as operações e ganhar mais uma fatia de mercado.

Também é um indício de que está na hora de ampliar o negócio, quando alguém está demonstrando interesse em ter uma participação na empresa ou ofereceu uma proposta para distribuir um dos produtos, por exemplo.

Por fim, para crescer com solidez é importante contratar profissionais especializados ou consultorias que se dedicam a orientar empresas que passarão por esse processo. Um ponto importante que não pode ser esquecido pelos empresários é que um planejamento consistente é o que ajudará a garantir o sucesso da expansão, pois é preciso ter uma fundação sólida antes de aumentar a casa.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top