Receita alerta sobre e-mail falso e Serasa Experian recomenda uso de certificado digital

Receita alerta sobre e-mail falso e Serasa Experian recomenda uso de certificado digital

Todo ano é a mesma coisa, diante da obrigação de declarar o Imposto de Renda, criminosos se aproveitam para dar golpes. A Receita Federal está alertando para falsas mensagens de e-mail que em nome da instituição indicam links que remeteriam a suposta irregularidade do contribuinte. Segundo a entidade, ela não envia e-mails nem autoriza outras instituições a agirem em seu nome. Para o diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano, essa ação é muito comum nessa época do ano. “Para conhecer a situação junto à Receita, basta entrar no extrato individual de cada um por meio do e-CAC. Se tiver um certificado digital válido isso se torna ainda mais simples, assim como a declaração de rendimentos”

A temporada do IR, diz ele, pode no todo ser um encargo pessoal muito mais suave para os que optarem pelo uso do e-CPF ou Certificado Digital Pessoa Física na hora de fazer a declaração e consultar a Receita. Com o uso do e-CPF o contribuinte pode usar a declaração pré-preenchida, por exemplo, na qual é necessário apenas conferir e eventualmente corrigir algum dado ou informação do Fisco. Na Serasa Experian, vale lembrar, na compra de um Certificado Digital pessoa física o portador ganha por 30 dias o Serasa AntiFraude (https://serasa.certificadodigital.com.br/comprouganhou/), que monitora tudo que acontece com o CPF do cliente no mercado.

É possível ainda fazer o preenchimento online da declaração, o que dispensa a necessidade de baixar o programa e preencher as informações com mais calma, fazendo o envio num momento que o contribuinte considerar oportuno.

No caso do Imposto de Renda, o Certificado Digital funciona como um facilitar para o contribuinte, lembra Balassiano, e traz entre outras vantagens a possibilidade de usar a mesma infraestrutura para assinar outros tipos de documentos e contratos, de qualquer parte do mundo, de forma virtual, como se fosse uma assinatura física e com plena validade jurídica. “O Certificado Digital oferece ainda uma série de benefícios, como acesso à renovação da CNH pela internet e ao sistema de nota fiscal dos Estados”, diz o diretor da Serasa Experian.

Em resumo, é mais fácil e seguro fazer a declaração de Imposto de Renda a partir de um e-CPF, pois ele permite a praticidade de validar o acesso diretamente ao ambiente da Receita Federal, escolher a maneira mais fácil e adequada para preenchimento e envio da declaração, além de facilitar eventuais retificações e acesso às últimas declarações.

A partir do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal é possível, também, verificar dados, andamento da declaração, consultar fontes pagadoras e completar a declaração da forma mais correta possível. “Um recado importante é não deixar o Imposto de Renda para a última hora. Quanto antes entregar, maiores são as chances de a declaração estar entre as primeiras processadas, o que torna mais rápida a eventual restituição de imposto”, adverte Maurício Balassiano. Neste ano, no final de fevereiro, a Receita começa a liberar o download do programa IRPF 2019 para envio da declaração, no início de março começa o prazo para envio da declaração e o encerramento está marcado para o dia 28 de abril.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *