Volkswagen comemora 20 anos da fábrica no Paraná com a produção do seu primeiro veículo SUV

Volkswagen comemora 20 anos da fábrica no Paraná com a produção do seu primeiro veículo SUV

Ao comemorar 20 anos da instalação da fábrica em São José dos Pinhais, que é referência em modernidade, eficiência e sustentabilidade nos processos produtivos, a Volkswagen apresentou nesta terça-feira (19) o veículo T-Cross, que vai revolucionar o segmento de SUV no Brasil.
O start para a produção foi dado, em conjunto, pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, o vice-governador, Darci Piana, e o presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil, Pablo Di Si. Com investimento de R$ 2 bilhões, o T-Cross chega ao mercado em abril próximo. Entretanto, durante a solenidade de lançamento (menos de uma hora), cerca de 100 veículos foram comercializados através do site de pré-venda.

Para fabricar o T-Cross, a unidade paranaense da Volks ganhou uma nova área de armação com 5.500 metros quadrados de construção e equipamentos de última geração. O investimento também abrange a completa modernização em todas as áreas com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0, que cria processos inteligentes e flexíveis, tendo a produtividade como um dos principais resultados.

A estamparia, onde as chapas de aço são moldadas, recebeu 158 novas ferramentas. Na armação foram instalados 239 robôs, mais rápidos e precisos, assim como equipamentos de solda a laser.

A fábrica também investiu na qualificação de seus funcionários. Para receber o T-Cross foram ministradas mais de 40 mil horas de treinamento.

Fim do layoff

Com a chegada do T-Cross, a fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais retomará o segundo turno de produção. A partir de abril, 500 empregados em layoff, ou que estão com suspensão temporária de contratos de trabalho retornarão às atividades, para acelerar a produção do SUV.

O SUV compacto T-Cross será produzido na fábrica paranaense a partir da Estratégia Modular MQB, mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen. Cerca de 500 pessoas serão empregadas a linha de produção. O T-Cross faz parte dos cinco novos SUVs a serem lançados pela Volkswagen na América Latina até 2020.

Durante a apresentação do T-Cross, o presidente e CEO da VW América Latina, Pablo Di Si afirmou que o veículo é um modelo mundial e, mesmo com esse DNA global, traz características que atendem os desejos dos consumidores locais. Ainda segundo Di Si, “o T-Cross tem itens exclusivos que vão surpreender os clientes, como o painel totalmente digital, quatro entradas USB, controle de estabilidade em todas as versões, seletor de perfil de condução, Manual Cognitivo e o VW Connect. É o primeiro carro conectado da Volkswagen na América Latina”.

Pré-venda

A pré-venda do T-Cross será feita exclusivamente por meio do site vw.com.br/prevenda. O cliente deve acessar o site, preencher um cadastro e efetuar o pagamento da entrada de R$ 5 mil para efetuar a reserva. Feito isso, o cliente será contatado pela Volkswagen para receber mais informações e concluir o pagamento.

São 800 unidades disponíveis no período de pré-venda, divididas em duas versões: Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI, a versão de topo do modelo, por R$ 109.990.

Para o período de pré-venda o Banco Volkswagen elaborou um plano de financiamento com taxa especial de 0,99%, com entrada de 50% do valor do veículo e o saldo dividido em 24 parcelas. O cliente que comprar o T-cross na pré-venda vai ganhar alguns brindes especiais. A versão Comfortline 200 TSI trará o VW Connect (plataforma digital que conecta as principais informações do veículo em um aplicativo) e um cooler personalizado.

Além do VW Connect e do cooler personalizado, a versão Highline 250 TSI tem como brinde uma bicicleta dobrável da marca Volkswagen.

Motores e transmissões

O T-Cross tem exclusivamente motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor para entregar alta eficiência energética e prazer ao dirigir.

O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol – com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm.

Esse motor pode ser combinado a duas opções de câmbio, ambas de seis marchas: manual (exclusivamente na versão 200 TSI) ou automática com função Tiptronic, que também conta com as aletas no volante para troca de marcha – “shift paddles”.

O motor 250 TSI Total Flex equipa a versão Highline. Gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm. O torque máximo, também com ambos os combustíveis, é de 250 Nm (25,5 kgfm) – é o maior torque da categoria. Esse motor é combinado exclusivamente à transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic e aletas (“shift paddles”) para trocas no volante.

O desempenho do T-Cross Highline 250 TSI é arrebatador. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 198 km/h – com gasolina ou etanol.

O T-Cross Highline 250 TSI também é muito eficiente no consumo de combustível, percorrendo 11 quilômetros com um litro de gasolina na cidade e 13,2 km/l na estrada. Com etanol, são 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Os valores são conforme as normas NBR6601 e NBR7024, corrigidos pela portaria INMETRO nº10 de 11/01/12.

O tanque de combustível do T-Cross tem capacidade para 52 litros.O modelo tem freios a disco nas quatro rodas como item de série. Os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras.

As suspensões do T-Cross têm configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Traz pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a performance dinâmica (dirigibilidade e frenagens). São duas medidas disponíveis: 205/60 R16 e 205/55 R17.

A exemplo de outros modelos fabricados sobre a Estratégia Modular MQB, o T-Cross utiliza aços especiais em sua estrutura. Essa tecnologia colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em testes de colisão. O T-Cross Highline 250 TSI pesa 1.292 kg em ordem de marcha, com capacidade para 448 kg de carga útil.

Os preços são:

200 TSI – R$ 84.990
200 TSI Automático – R$ 94.490
Comfortline 200 TSI Automático – R$ 99.990
Highline 250 TSI Automático – R$ 109.990

A Fábrica

A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 para a produção do Volkswagen Golf e do Audi A3. É uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen. Desde a sua inauguração, já produziu mais de 2,6 milhões de veículos e atualmente emprega cerca de 2.600 pessoas, produzindo os modelos Fox, Golf, Audi A3 Sedan e Audi Q3.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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