You are here
Home > Negócios > Empresário paranaense ensina como fazer uma boa gestão nos negócios

Empresário paranaense ensina como fazer uma boa gestão nos negócios

Oséias Gomes: para crescer é preciso ter métodos.

No mundo empresarial, a palavra gestão é uma das mais pronunciadas. E sem dúvida alguma é também o fator essencial para o crescimento dos negócios. Eu conversei agora há pouco com o empresário paranaense Oséias Gomes, fundador da Odonto Excellence, que é considerada a maior franquia odontológica do mundo, e ele me disse que hoje muitos empresários brasileiros têm uma crença errada sobre o que é realmente gerir bem um negócio. Segundo ele, boa parte dos empresários ainda pensa que só quem trabalha mais de 15 horas por dia conseguirá sucesso na sua empresa. Com isso, ele acaba trabalhando muito e acaba perdendo a capacidade de crescer.

Foi diante das dificuldades que os empresários têm em gerir seus negócios, que Oséias Gomes escreveu o livro Gestão Fácil, que será lançado nesta segunda-feira, em Curitiba, na Livrarias Curitiba, do Park Shopping Barigui. A obra reflete com precisão a experiência adquirida pelo empresário ao longo de 30 anos de atuação e o sucesso das suas iniciativas, após ter superado os mais diversos desafios que podem ocorrer na carreira de um gestor.

Oséias fatura hoje cerca de R$ 300 milhões por ano, mas na sua trajetória profissional enfrentou alguns obstáculos. Começou a trabalhar aos 7 anos, carpindo roça com os pais. Aos 15 anos, virou empacotador de mercado em Telêmaco Borba, e, aos 17 anos, office-boy no Banco Bamerindus, onde, após 3 anos, se tornou gerente de negócios. Juntou suas economias e saiu do banco para abrir a própria empresa de consultoria. Apaixonou-se pela área de odontologia e, com a ajuda de um amigo, montou sua primeira clínica odontológica em Ponta Grossa.

Oséias Gomes me disse que o empresário nunca deve ser o office boy da sua empresa, mas deve investir na genialidade do seu negócio. Isso significa que ele tem que ser próspero, sem perder a qualidade de vida. E isso só é possível quando há uma boa gestão empresarial.

Eu pedi ao empresário que me apontasse algumas formas de melhor gerir um negócio. Um fator essencial, segundo Oséias, são as pessoas, que não devem ser consideradas um patrimônio e sim um valor, devendo existir, portanto, um relacionamento correto com os colaboradores. De acordo com o empresário, não dá para fazer uma gestão na base do medo. Uma boa gestão é dizer para as pessoas para onde elas vão, como vão e o que vão fazer.

Outro ponto importante da gestão são as estratégias, seguidas das estruturas. Segundo Oséias Gomes, na maior parte das vezes os empresários começam a gestão pelas estruturas, quando o correto é pelas estratégias. Quanto ao crescimento do negócio, o empresário alerta que é preciso ter métodos, criar novos negócios e delegar mais. Neste livro, Oséias Gomes conversa diretamente com os empresários que compartilham dessa pressão e buscam as melhores estratégias e práticas a adotar para manter seus negócios competitivos num mercado que está cada vez mais difícil.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top