Produção brasileira de TVs cresce, mas fica abaixo do previsto

Produção brasileira de TVs cresce, mas fica abaixo do previsto

Os números de fechamento do ano passado, referentes à produção de televisores no Brasil, foram divulgados e representaram crescimento de 6% em relação ao total de 2017. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), foram produzidos 12,074 milhões de unidades, contra 11,374 milhões de 2017. “É um resultado abaixo do previsto, mas satisfatório diante de um ano em que todo o setor passou por enormes dificuldades, como a greve dos caminhoneiros, o tabelamento do frete, a alta de matérias-primas, além das incertezas do consumidor diante de um ambiente político e econômico instáveis”, destacou José Jorge do Nascimento, presidente da Eletros.

Especificamente sobre os televisores, ele explicou que as estimativas iniciais eram de 12,5 milhões de unidades: “Temos de lembrar que era o ano da Copa do Mundo, quando sazonalmente sempre se vende grande volume de TVs”. No todo, a indústria de eletrodomésticos e de eletroeletrônicos representa 3,34% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria. A ELETROS, por meio de seus 31 associados, emprega 150 mil pessoas.

No ano passado, as TVs de 45 polegadas representaram 72,3% do total e acima de 45” ficaram com 27,7%. Só as TVs de 32 polegadas ficaram com 41,8% do total. As Smart TVs ficaram com produção de 9,741 milhões de unidades ou 85,0% de participação. Em 2017 esses números ficaram em 8,452 milhões e 74,3%, respectivamente. Em janeiro de 2019, de acordo com a ELETROS, foram produzidas 626 mil unidades de TVs e a expectativa do presidente da entidade, José Jorge do Nascimento, é fechar o ano com cerca de 12 milhões de unidades. “O setor por nós representado, como um todo, deve ter crescimento entre 5% e 10%”.

As principais fabricantes mundiais de televisores estão instaladas no Brasil, especificamente no Polo Industrial de Manaus, com investimentos maciços e constantes em processos fabris com alta tecnologia, produzindo produtos inovadores e acompanhando os lançamentos globais de novos modelos. Todas as empresas que fabricam televisores no Brasil são associadas Eletros.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *