Anbima reduz projeção do PIB de 2019 para 1,5%

Anbima reduz projeção do PIB de 2019 para 1,5%

A projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2019 foi reduzida para 1,5% pelo Comitê de Acompanhamento Macroeconômico da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Este é o terceiro corte consecutivo para o indicador.

A revisão para baixo foi motivada pelas dúvidas em relação às condições políticas para a aprovação da reforma da previdência, com a possibilidade de que a votação se dê apenas no segundo semestre. Para o grupo, é preciso haver recuperação na confiança dos consumidores e das empresas para que haja retomada do crescimento econômico.

A perspectiva é que não haja crescimento no primeiro trimestre, com possibilidade de retração da atividade econômica no período. Para o segundo, terceiro e quarto trimestres, as projeções são de 0,50%, 0,76% e 0,70%, respectivamente.

Juros e inflação

A projeção da taxa Selic foi mantida em 6,5% ao longo deste ano. A mínima e a máxima projetadas para o final de 2019 são 5,5% e 7,5%. A estimativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi revisada para cima em relação à reunião passada, mas continua abaixo da meta de 4,25%: de 3,8% em março para 4,0% em maio.

Cenário externo e dólar

Segundo o grupo de economistas, o dólar deve estar R$ 3,70 no final de 2019, mesma projeção da última reunião, que representa uma valorização de 4,5% da moeda brasileira para o ano.

A percepção é de que o ambiente global apresenta menos risco de recessão nas principais economias: a avaliação para os Estados Unidos, por exemplo, é que o nível de atividade continue crescendo em ritmo forte, com inflação abaixo da meta e baixa taxa de desemprego. A Europa também não deverá passar por elevação dos juros em 2019, apesar do baixo dinamismo do nível de atividade, e a China deve manter a trajetória de recuperação econômica, mesmo com o impacto da febre suína no mercado local. O maior ritmo de atividade no país, inclusive, deve impactar positivamente os países do sudeste asiático e os emergentes da América Latina.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *