Estrategista em Personal Branding auxilia profissionais a se posicionarem no mercado

Estrategista em Personal Branding auxilia profissionais a se posicionarem no mercado

Personal Branding nada mais é do que a gestão da sua marca pessoal, ou seja, a gestão do seu nome, da sua reputação. É um recurso – e uma nova mentalidade – para que você possa se tornar mais expressivo no seu mercado e possa ser ainda mais lembrado e procurado pelo seu público pelo que você tem a oferecer. Hoje em dia é um dos tópicos mais comentados do mundo e, pelas mudanças constantes das direções do mercado, trabalhar e manter a sua marca pessoal tem se tornado indispensável para que possamos criar e atrair as nossas próprias oportunidades.

Juliana Saldanha (foto) é estrategista em Posicionamento e Comunicação de marcas pessoais e tem como objetivo ajudar empreendedores, acadêmicos e profissionais a traçarem as suas estratégias de posicionamento e a comunicarem melhor suas propostas de valor para o mercado. Afinal, cada marca pessoal é única, por que não destacá-la em um mercado tão competitivo?

É palestrante em grandes eventos no Brasil como o Festival Path, MKT Show e Conferência Amazônica e em Londres, como os organizados pelo Enterprise Nation e Uhubs. Em suas participações, ela sempre enfatiza: “A sua marca pessoal é um atalho de tomada de decisão do seu público por você e por aquilo que você tem a oferecer. E nós temos que facilitar essa escolha por nós”, argumenta. Juliana Saldanha foi co-criadora de uma startup de economia compartilhada, de uma aceleradora de startups que investiu em mais de 80 empresas e responsável pela expansão de uma empresa de tecnologia para Londres.

Em certo ponto decidiu mudar de direção e deixar o cargo e o status de lado, para empreender a si mesma e aprendeu na prática a se reposicionar e a comunicar o seu valor. “Faltava clareza, foco, coerência, visão e a consciência de quem eu era e de qual era o meu valor (título, cargo ou negócio) o que afetava também a forma como eu me posicionava e me comunicava. Nesses últimos anos, acessei todos os recursos disponíveis e apliquei na prática o método que eu desenvolvi, primeiro para mim. E o que eu já fazia inconscientemente, naturalmente, se tornou uma estratégia embasada com testes, prática e teoria”, comentou.

Juliana atua com Consultoria, Cursos e Workshops, em 2018 foram mais de 200 alunos nas 17 turmas no workshop e dezenas de clientes de estratégias. Recentemente lançou o seu curso online e hoje tem mais de 100 alunos ativos.”Para os que entendem a importância da estratégia de uma empresa, por exemplo, sabem o quanto as tomadas de decisão fazem sentido e as ações não são aleatórias ao tê-la definida. A mesma lógica podemos aplicar para nós. Além disso, a comunicação que engaja é aquela que tem intenção. E aprendemos a colocar intenção nela, quando nos vemos como uma marca que pode ser indispensável (e memorável!) para alguém” explica Juliana.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *