Personalização de ofertas incrementa vendas no GPA

Personalização de ofertas incrementa vendas no GPA

O GPA foi pioneiro na implementação de ofertas personalizadas por meio dos programas de fidelidade e do entendimento do comportamento de compra dos clientes das redes Extra e Pão de Açúcar. Em quase dois anos dessa jornada, o patamar das vendas identificadas (aquelas que o cliente digita o CPF para ter acesso aos descontos) aumentou significativamente: de 76% para 85% no Pão de Açúcar e de 47% para 55% no Extra. Hoje, mais de 8 milhões de pessoas têm acesso aos aplicativos – se os usuários dos apps formassem um país, estariam entre os 100 maiores do mundo, entre Serra Leoa e Suíça. Ou, ainda, seriam também o 10º estado brasileiro em população, entre Santa Catarina e Pará.

Diante desse universo de dados e diferentes perfis de consumidores, outra oportunidade capturada foi o incremento das vendas de ofertas personalizadas nas categorias que antes não tinham tanta participação. O principal exemplo desse crescimento são os combustíveis: a participação de vendas de ofertas personalizadas aumentou mais de 30 vezes por conta das ativações realizadas por meio dos aplicativos. Ainda, padaria, rotisserie, hortifrúti e perfumaria mais do que dobraram a sua participação. Além dos itens que passaram a ter mais destaque, o canal e-commerce alimentar também apresentou um incremento significativo: as compras originárias das ofertas personalizadas aumentaram em mais de três vezes. Adicionalmente, a importância da personalização também começa a se destacar regionalmente. No Nordeste, por exemplo, a participação dos aplicativos na venda dobrou entre 2017 e 2018.

“A partir da nossa incursão pioneira no oferecimento de ofertas personalizadas com base nas informações do comportamento de compras dos nossos clientes cadastrados no banco de dados dos nossos programas de fidelidade, aprimoramos a experiência deles e também tivemos aprendizados sobre quais produtos e categorias fazem a diferença na hora da decisão do que comprar. Com isso, foi possível identificar de maneira mais assertiva os produtos que realmente agregam valor aos vários momentos de compras dos nossos clientes, oferecendo ofertas ainda mais relevantes, vantajosas e diferenciadas. Desta forma, os aplicativos, e particularmente a funcionalidade do ‘Meu Desconto’, passa a ter uma relevância significativa para o negócio do Grupo em termos de volume de vendas”, explica Teodoro Ornelas, Diretor de Fidelidade do GPA.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *