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Resgate em programas de fidelidade cresce 20,5%

O número de pontos/milhas resgatados em programas de fidelidade aumentou 20,5%, em 2018, na comparação com o ano anterior, informou a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Foram 245 bilhões. A entidade divulgou o balanço de suas associadas no quarto trimestre do ano passado (4T18), apontando o crescimento contínuo em diferentes indicadores do setor que tem conquistado os brasileiros.

Os dados referem-se a seis das empresas associadas à entidade: Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul, que, juntas, faturaram R$ 6,9 bilhões em 2018, um crescimento de 11,4% sobre 2017. “Os participantes têm se mostrado cada vez mais engajados, aproveitando melhor os benefícios da fidelização. Por outro lado, as empresas estão ampliando sua atuação e oferecendo mais possibilidade de ganho e troca para seus clientes, o que acaba atraindo novos parceiros e impulsiona o desenvolvimento do setor no país”, afirma o presidente da ABEMF, Roberto Chade.

O aumento de interesse também é percebido em outros indicadores do estudo. A quantidade de cadastros nos programas de fidelidade subiu 13,7% em 2018, na comparação com 2017, somando, 127,6 milhões em todo o país. Desse público, a maior parte concentra-se na faixa etária de 26 a 40 anos (37,9%).

Também em ascensão, a emissão de pontos/milhas foi 13,9% maior em 2018, chegando, no fim do ano, a um total de 286,6 bilhões. Destes, 90,4% foram originados em gastos no varejo, serviços, bancos e indústria – o cartão de crédito continua sendo uma fonte importante de acúmulo de pontos/milhas. Os outros 9,6% vêm da compra de passagens aéreas.

Resgate

Na hora de resgatar pontos/milhas, os brasileiros continuam investindo em passagens aéreas. Elas correspondem a 74,8% do total de pontos/milhas utilizados no 4T18.

O principal destino nacional escolhido pelos participantes dos programas de fidelidade é São Paulo. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro e Brasília. Já entre as viagens internacionais, os bilhetes mais resgatados nos últimos três meses de 2018 foram para Miami, Orlando, Santiago e Lisboa, nesta ordem. Buenos Aires caiu para quinta posição e Lima perdeu a décima posição do ranking para a cidade de Londres, no Reino Unido.

A taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que os consumidores deixam expirar, manteve-se praticamente estável, em 16,5%, no quarto trimestre de 2018, número considerado dentro da média de mercados de fidelidade mais desenvolvidos.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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