You are here
Home > Negócios > Startup cria atacarejo online que reduz em 30% o gasto com compras de bares e restaurantes

Startup cria atacarejo online que reduz em 30% o gasto com compras de bares e restaurantes

Pesquisar os melhores preços em diferentes atacadistas e atacarejos traz impacto relevante nas contas de um restaurante, bar ou escritório. A CotaBest (www.cotabest.com.br) facilita a negociação ao reunir mais de 200 fornecedores que oferecem alimentos, bebidas, produtos de limpeza, escritório e outros insumos. A ampla gama de produtos possibilita a compra por valores competitivos e reduz em até 80% o tempo gasto com a cotação e reposição de estoque.

Foi com a rotina do restaurante que comanda há oito anos que Vanderlei Junior identificou uma oportunidade de modernizar a gestão de compras. “Por meio de tecnologia própria e inteligência artificial automatizamos todo o processo e ainda proporcionamos uma economia de 30% aos usuários. O sistema busca os itens consultados com os melhores valores e a transação é formalizada direto com o atacadista, sem intermediários e com frete grátis”, explica o empreendedor.

Vantagens para quem compra e para quem vende

Com o crescimento de 12,8% do mercado de atacarejo, em 2018, de acordo com a Nielsen, a plataforma se destaca pela amplitude e benefícios em via dupla. “Hoje em dia ninguém tem tempo a perder com inúmeros orçamentos, então os compradores não conseguem aproveitar boas oportunidades de outros fornecedores. No site eles podem comparar e ter uma economia de até 30%. Na outra ponta, o parceiro da CotaBest consegue expandir o leque de atuação e concretizar pedidos com quem jamais pensaria em vender no tête-à-tête”, comenta o fundador.

Operando, a princípio, no estado de São Paulo, o site disponibiliza mais de 70 mil itens para suprir necessidades de restaurantes, creches, hotéis, hospitais e empreendimentos corporativos, e também é aberto a pessoas físicas. Os distribuidores, por sua vez, têm alcance aos seis mil clientes cadastrados e, ainda, reduzem o risco de inadimplência, uma vez que o pagamento é assegurado pela startup.

Há ainda a “Loja Exclusiva do Fornecedor”, em que os lojistas gerenciam a página própria com o inventário e os usuários realizam a compra diretamente, sem cotar com os demais. O acesso à plataforma é gratuito tanto para as empresas compradoras quanto aos parceiros. A CotaBest cobra uma comissão dos distribuidores apenas quando as encomendas são faturadas.

Empreendedorismo premiado

Idealizada em 2016, a proposta da startup chamou a atenção da InovAtiva Brasil, programa de aceleração para negócios inovadores, que selecionou a CotaBest como um dos 14 destaques do ciclo realizado no mesmo ano. Com isso, a empresa aprimorou o desenvolvimento do modelo de negócio e foi escolhida para o Fb Start, programa de aceleração do Facebook, que além das mentorias incluiu um prêmio de 80 mil dólares.

O objetivo para 2019 é dar continuidade ao crescimento da operação para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top