You are here
Home > Negócios > Volkswagen inaugura Laboratório de Protótipo Virtual

Volkswagen inaugura Laboratório de Protótipo Virtual

Imagine-se em um modelo Volkswagen inexistente fisicamente, visualizando seu interior e exterior em detalhes e manuseando peças, como abrir portas e capô. Essa inovação já é parte do processo de desenvolvimento de veículos da Volkswagen do Brasil, que acaba de inaugurar seu Laboratório de Protótipo Virtual na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). No espaço, o time da Engenharia de Protótipos usa a tecnologia de ponta para tornar reais os carros que serão lançados futuramente.

“A Nova Volkswagen é movida pela inovação. Estamos utilizando recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz”, diz o Vice-presidente de Desenvolvimento do Produto, Baureihe & Estratégia SAM da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Dr. Markus Kleimann.

Como é o trabalho de criação?

_MG_0782.JPG

O Laboratório de Protótipo Virtual conta com equipamentos da mais alta tecnologia.

O time do Desenvolvimento de Protótipo Virtual da Volkswagen do Brasil recebe informações das áreas de Design e Engenharia do Produto e consolida o projeto em softwares de realidade virtual e aumentada. As imagens são tão perfeitas que é possível visualizar texturas, cores, vãos e encaixes com precisão máxima. Também é possível fazer alterações com apenas um toque, como cores, acabamentos e opcionais.

Com o protótipo virtual estruturado em um software, as áreas de simulações dentro da engenharia do produto dão início às suas atividades em ambiente virtual para verificar segurança (crash-test), acústica, aerodinâmica, durabilidade, entre outros pontos. Os testes com veículos físicos são realizados na sequência.

Equipamentos de última geração

O Laboratório de Protótipo Virtual da Volkswagen conta com equipamentos da mais alta tecnologia. Destaque para o cockpit de visualização, que é uma carroceria composta por chassi, bancos, painel e volante, sem acabamento. Sentada, a pessoa consegue visualizar e “sentir”, por meio dos óculos de realidade virtual, todos os detalhes do interior do futuro veículo, enxergando cores, texturas e todas as peças.

Também é possível interagir, abrindo as portas virtualmente. E ao sair do veículo, consegue visualizar, por realidade virtual, todos os detalhes do exterior, abrir o capô e até ver as partes mecânicas e suas respectivas montagens.

Para facilitar o trabalho em equipe, todas as imagens que o profissional está vendo por meio dos óculos de realidade virtual, são reproduzidas em tempo real em um monitor de 60” instalado na sala.

O Laboratório conta também com equipamento de realidade aumentada, que permite mesclar os ambientes físico e virtual. Com a tecnologia, é possível direcionar o tablet para a carroceria física e projetar sua imagem na tela, onde as modificações e variações do projeto são feitas na hora e analisadas no ambiente virtual.

Outra tecnologia é o projetor de alta resolução, no qual é possível enxergar os projetos de veículos em tamanho ampliado e com o máximo de detalhes, inclusive conseguindo um zoom impressionante para avaliar o nível de qualidade de cada textura, vão, entre outros pontos. É a mais alta tecnologia de digitalização presente em cada etapa de desenvolvimento de um Volkswagen.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top