Acordo entre TRTs permite que audiências de três municípios de SC sejam realizadas em cidade do PR

Acordo entre TRTs permite que audiências de três municípios de SC sejam realizadas em cidade do PR

Os Tribunais Regionais do Trabalho da 9ª (TRT-PR) e 12ª Região (TRT-SC) celebram nesta terça (9), às 11h30, um acordo de cooperação que vai permitir que processos oriundos de três municípios catarinenses do norte do estado — Porto União, Matos Costa e Irineópolis — possam ter suas audiências realizadas na Vara do Trabalho (VT) de União da Vitória, cidade vizinha do Paraná. O termo será assinado pelas presidentes das duas instituições, desembargadoras Mari Eleda (TRT-SC) e Marlene Suguimatsu (TRT-PR), na VT de União da Vitória.

Separadas formalmente por uma linha de trem e por um trecho do Rio Iguaçu, Porto União e União da Vitória formam um núcleo urbano único, com 90 mil habitantes, o que rendeu às cidades o apelido de “As Gêmeas do Iguaçu”. Como Porto União não possui vara do trabalho, os processos que envolviam empresas das três cidades do lado catarinense da divisa tinham audiências realizadas nas varas do TRT-SC mais próximas, que ficam em Caçador (a 100 quilômetros) ou Canoinhas (80 quilômetros).

A mudança atendeu a um pedido das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), feito no ano passado. Com as audiências sendo realizadas na cidade vizinha, trabalhadores, testemunhas e advogados vão evitar percursos que levam, em média, duas horas e custam R$ 35, por trecho. Outro ponto destacado pelos advogados foi a falta de segurança das estradas, que também dificulta o deslocamento pela região.

Do ponto de vista processual, nada muda: os processos abertos no âmbito da Justiça do Trabalho catarinense serão julgados em primeiro grau nas varas de Caçador ou Canoinhas e, caso haja recurso, serão encaminhados ao TRT-SC. Todas as audiências serão conduzidas por magistrados que integram o quadro do Regional catarinense e concordaram em se deslocar voluntariamente até União da Vitória.

Parceria reeditada

Não é a primeira vez que os dois tribunais fazem um acordo desse tipo: em outubro do ano passado, o TRT-SC permitiu que audiências de processos oriundos de quatro municípios paranaenses da jurisdição de São José dos Pinhais (PR) fossem realizadas na Vara do Trabalho de Mafra (SC).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *