Dicas para alavancar as vendas no comércio eletrônico e melhorar relacionamento com o cliente
Após dois anos de crescimento moderado, o e-commerce brasileiro registrou seu maior avanço desde 2014, com um salto de 37,59% em número de lojas online. Hoje, o país soma 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico, é o que mostram os dados do levantamento divulgado recentemente pelo BigData Corp em parceria com o PayPal Brasil.
Outro avanço registrado foi no tempo médio de vida de um e-commerce, que passou de 90 dias (2015) para cerca de um ano e quatro meses, atualmente. “A crise fez com que muitas iniciativas fossem adiadas. O que vemos hoje, no entanto, é que tudo o que foi represado no passado desaguou com força entre 2018 e 2019”, diz Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp.
Na contramão da crise, surgiram alternativas para alavancar as vendas online e melhorar a relação com o público. “Os programas de fidelidade, principalmente os de cashback, passaram a ser mais valorizados pelos consumidores, que buscam aproveitar ao máximo seu dinheiro. “, afirma Israel Salmen, co-fundador e CEO do Méliuz, maior empresa de cashback do Brasil.
Aposte em alguma soluções para alavancar as vendas no e-commerce:
Cashback
Oferecer dinheiro de volta ao consumidor é uma das maneiras mais eficientes para atrair compradores às lojas virtuais, uma vez que o cashback é a recompensa mais valorizada por 45% dos brasileiros, segundo pesquisa da Nielsen Global. Ao anunciar no site e app do Méliuz, as lojas têm sua marca divulgada para mais de 8 milhões de usuários cadastrados, abrindo um importante canal de visibilidade com os consumidores e ajudando a aumentar as vendas e o ticket médio das compras.
Cupons de Desconto
Os cupons de desconto são um plus para atrair o consumidor e podem ser decisivos no momento da compra. Oferecer um cupom de desconto extra na primeira compra, por exemplo, é uma das estratégias que podem gerar novos cadastros para o e-commerce.
Campanhas Temporais
As campanhas temporais, por sua vez, servem para movimentar as vendas de determinados produtos – sejam novos ou que estejam com pouca saída e também marcar datas comemorativas em que o comércio já tem mais movimento, como Dia dos Pais e Dia das Crianças.
Comunicação Visual
Bons elementos visuais causam maior impacto e valorizam o engajamento com o público. Além disso, a comunicação visual se torna aliada das campanhas promocionais, para gerar maior percepção de valor entre os consumidores.