Dicas para alavancar as vendas no comércio eletrônico e melhorar relacionamento com o cliente

Dicas para alavancar as vendas no comércio eletrônico e melhorar  relacionamento com o cliente

Após dois anos de crescimento moderado, o e-commerce brasileiro registrou seu maior avanço desde 2014, com um salto de 37,59% em número de lojas online. Hoje, o país soma 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico, é o que mostram os dados do levantamento divulgado recentemente pelo BigData Corp em parceria com o PayPal Brasil.

Outro avanço registrado foi no tempo médio de vida de um e-commerce, que passou de 90 dias (2015) para cerca de um ano e quatro meses, atualmente. “A crise fez com que muitas iniciativas fossem adiadas. O que vemos hoje, no entanto, é que tudo o que foi represado no passado desaguou com força entre 2018 e 2019”, diz Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp.

Na contramão da crise, surgiram alternativas para alavancar as vendas online e melhorar a relação com o público. “Os programas de fidelidade, principalmente os de cashback, passaram a ser mais valorizados pelos consumidores, que buscam aproveitar ao máximo seu dinheiro. “, afirma Israel Salmen, co-fundador e CEO do Méliuz, maior empresa de cashback do Brasil.

Aposte em alguma soluções para alavancar as vendas no e-commerce:

Cashback

Oferecer dinheiro de volta ao consumidor é uma das maneiras mais eficientes para atrair compradores às lojas virtuais, uma vez que o cashback é a recompensa mais valorizada por 45% dos brasileiros, segundo pesquisa da Nielsen Global. Ao anunciar no site e app do Méliuz, as lojas têm sua marca divulgada para mais de 8 milhões de usuários cadastrados, abrindo um importante canal de visibilidade com os consumidores e ajudando a aumentar as vendas e o ticket médio das compras.

Cupons de Desconto

Os cupons de desconto são um plus para atrair o consumidor e podem ser decisivos no momento da compra. Oferecer um cupom de desconto extra na primeira compra, por exemplo, é uma das estratégias que podem gerar novos cadastros para o e-commerce.

Campanhas Temporais

As campanhas temporais, por sua vez, servem para movimentar as vendas de determinados produtos – sejam novos ou que estejam com pouca saída e também marcar datas comemorativas em que o comércio já tem mais movimento, como Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Comunicação Visual

Bons elementos visuais causam maior impacto e valorizam o engajamento com o público. Além disso, a comunicação visual se torna aliada das campanhas promocionais, para gerar maior percepção de valor entre os consumidores.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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