You are here
Home > Trabalho/Emprego > Dinâmicas em grupo aceleram desenvolvimento de líderes

Dinâmicas em grupo aceleram desenvolvimento de líderes

Atrair e reter talentos, inclusive líderes, completamente alinhados com a cultura e as necessidades da organização é o sonho de muitos gestores de RH e administradores de empresas, mas não é uma tarefa tão fácil assim.
É muito difícil encontrar colaboradores que já chegam 100% preparados para as suas funções e para a dinâmica de funcionamento da empresa. E é por isso que os treinamentos e capacitações são tão importantes.

Por mais que um funcionário tenha as competências e habilidades requeridas para o desempenho de seu trabalho, ele precisa saber como aplicá-las ao negócio em questão, além de estar em sinergia com seus colegas.

Isso é algo que também acontece com os líderes de uma empresa. Muitas vezes os colaboradores demonstram um excelente trabalho operacional e, com isso, conquistam um posto de liderança. Porém, lidar com pessoas não é tão simples assim e por ter não ter uma experiência prévia de liderança, sua gestão acaba sendo prejudicada.

Sendo assim, capacitar seus líderes é fundamental para que eles tenham uma base sólida para exercer suas funções com eficiência, mantendo a motivação de seus times e cuidando dos resultados da empresa.

As dinâmicas de grupo são excelentes exercícios para essa fase de capacitação e podem acelerar bastante o desenvolvimento de líderes. Veja abaixo algumas das vantagens que as dinâmicas de grupo podem proporcionar à equipe de liderança de sua companhia!

Ensina de forma prática

Todos nós já ouvimos a expressão que diz que só aprendemos de verdade uma coisa quando a fazemos, não é mesmo? Por meio das dinâmicas de grupo os seus líderes que ainda não possuem tanta experiência gerindo um time, podem experimentar cases que irão ensiná-los na prática como solucionar diversas situações.

É claro que nada substitui o aprendizado adquirido no exercício da função, mas as dinâmicas de grupo podem dar a seus líderes mais autoconfiança e empoderamento, além de evitar pequenos erros que podem ter sido revisado em uma boa dinâmica.

Une e integra mais a equipe

Existem uma infinidade de dinâmicas de grupo e cada uma delas com um objetivo diferente. Dentre as possibilidades, muitas delas têm o intuito de unir e integrar a equipe de líderes, o que potencializa o desenvolvimento da liderança como um todo, já que aumenta a colaboração e empatia entre os líderes da empresa.

Uma dica interessante é avaliar a atual situação de seus líderes, como anda a sua integração, se eles são cooperativos, se compartilham seus resultados e se caminham para o mesmo lado. Assim, fica mais fácil escolher e planejar as dinâmicas de grupo ideais para solucionar o impasses e problema de comunicação de sua equipe.

Desenvolve competências e habilidades

Mesmo que os colaboradores escolhidos para ocupar as posições de liderança em sua empresa tenham diversas competências e habilidades, existem algumas em especial que são essenciais para o exercício da liderança.

A empatia, inteligência emocional e resolução de conflitos, por exemplo, são habilidades indispensáveis para quem precisa gerir um time e nem todos os líderes têm todos esses pontos desenvolvidos.
Deste modo, as dinâmicas de grupo podem trabalhar bastante o autoconhecimento e propor reflexões que resultam no desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento destes quesitos.

Promove o conhecimento dos líderes sobre a empresa

Dentro de uma dinâmica de grupo ainda é possível acrescentar elementos e informações que apresentam o cenário atual e a cultura organizacional da empresa, além de reforçar suas normas de conduta, por exemplo.
Estimular o conhecimento de seus líderes sobre a companhia também acelera o seu desenvolvimento, pois assim eles se sentem mais bem informados e seguros ao transmitir as informações a seus liderados.

Aumenta a motivação

Os líderes também precisam de motivação, afinal, eles serão responsáveis por garantir a motivação de seus times também e para isso precisam estar satisfeitos com seu trabalho e de acordo com os objetivos da empresa.
Neste ponto, as dinâmicas de grupo também são de grande ajuda, já que mostram a preocupação da companhia com o desenvolvimento de seus líderes e com a excelência de seu trabalho.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top