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Varejo aposta em tecnologia de APIs para acompanhar a transformação digital

Igual todos os outros setores, a tecnologia aplicada ao Varejo tem se mostrado fundamental para a transformação digital e sobrevivência de muitos negócios. Os hábitos de consumo da população vêm mudando cada dia mais rápido e a todas as iniciativas de inovação influenciam esse cenário. Ao realizar uma compra, seja ela online ou em uma loja física, os consumidores desejam ter uma ótima experiência. Apostar em tecnologia é uma das maneiras de garantir essa excelência e ainda é uma oportunidade para que os varejistas criem novos negócios e, sendo assim, aumentem os lucros.

Uma das tecnologias que tem gerado resultados positivo para o varejo é a integração entre APIs – conjunto de procedimentos ou métodos que possibilitam que um sistema consiga se conectar em outro, seja para receber ou enviar dados.

A LinkApi, é uma startup brasileira que vem se destacando nesse mercado. Com mais de 100 clientes ativos, a plataforma criada por e para desenvolvedores permite que empresas de diferentes perfis desenvolvam, monitorarem e distribuam integrações. De maneira simples, a LinkApi oferece uma plataforma de conexão entre aplicações, sistemas ou softwares, que automatiza e aumenta a eficiência operacional, além de auxiliar na transformação digital dessas empresas. Invisíveis aos usuários comuns, essa Plataforma de Integração como Serviço (IPaaS) proporciona a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura.

No varejo, dois clientes no ramo de supermercados impulsionaram a transformação digital de seus negócios com a LinkApi. A Coop, cooperativa de consumo com mais de 60 anos de história, por meio da integração entre sistemas oferecido pela startup conseguiu implementar o melhor controle e gestão das 32 unidades que tem distribuídas pelo Estado de São Paulo. Já o Mambo, rede de supermercados com 11 unidades na capital paulista, além de fazer a gestão das lojas físicas com a plataforma de APIs, utiliza a tecnologia para aumentar a eficácia operacional do e-commerce que funciona como um Marketplace – parceiros qualificados podem vender os produtos no Mambo Delivery.

Latam Retail Show

Atenta ao mercado, a LinkApi participará da 5ª edição do Latam Retail Show, um dos maiores eventos de varejo da América Latina, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto. No espaço de 14.000 m², diversos expositores vão exibir as ideias dos seus negócios e tecnologias que impulsionam a transformação digital.

Thiago Lima, CEO e fundador da empresa, destaca a importância da participação. “Estarmos no evento é uma grande oportunidade para apresentar para os participantes como nossa solução de integração entre plataformas pode facilitar a operação das empresas que utilizam diversas plataformas, como por exemplo, os trabalhos que fizemos impulsionando o varejo com clientes como Camisaria Dimona, Coop e Mambo”, destacou o CEO.

O Latam Retail Show 2019 terá como tema principal “A transformação virtuosa do mercado e consumo: última chamada” que tem como objetivo abordar todas as transformações digitais, tecnológicas, comportamentais e econômicas pelas quais o mercado e a forma de consumir vêm passando.

Também apresentaram acréscimo em suas taxas de variação os grupos Transportes (-0,63% para -0,12%), Comunicação (0,02% para 0,15%) e Vestuário (-0,28% para -0,22%). Nestas classes de despesa, as maiores influências partiram dos seguintes itens: gasolina (-2,32% para -0,92%), tarifa de telefone residencial (0,00% para 0,73%) e calçados (-0,54% para 0,06%).

Em contrapartida, apresentaram decréscimo em suas taxas de variação os grupos Educação, Leitura e Recreação (0,20% para -0,25%), Alimentação (0,17% para 0,08%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,36% para 0,34%) e Despesas Diversas (0,14% para 0,13%). Nestas classes de despesa, os maiores recuos foram observados nas taxas dos itens passagem aérea (11,40% para -11,16%), hortaliças e legumes (2,01% para -5,32%), artigos de higiene e cuidado pessoal (0,70% para 0,25%) e alimentos para animais domésticos (1,27% para -0,24%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,15% no segundo decêndio de agosto. No mês anterior, este índice registrou elevação de 0,93%. Os três grupos componentes do INCC registraram as seguintes variações na passagem do segundo decêndio de julho para o segundo decêndio de agosto: Materiais e Equipamentos (-0,19% para 0,20%), Serviços (0,14% para 0,27%) e Mão de Obra (1,83% para 0,10%).

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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