Franquias são porta de entrada do jovem para o mercado de trabalho

Franquias são porta de entrada do jovem para o mercado de trabalho

As redes de franquias tradicionalmente costumam ser a porta de entrada do jovem para o mercado de trabalho. No Brasil, o setor segue em ritmo de crescimento e tem atraído cada vez mais candidatos em busca do primeiro emprego. O Cedaspy, rede de escolas de capacitação de jovens, percebe os benefícios desse tipo de oportunidade, como amadurecimento profissional e adaptação a situações diversas. Para o consultor de carreira da rede, Ricardo Alves, “o jovem tem vontade de trabalhar e a falta de experiência se torna uma vantagem para o empregador, que pode treiná-lo com o modelo do negócio”, conta.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam a geração de mais de 123 mil empregos com carteira assinada no segundo semestre de 2019. Segundo a instituição, o segmento deve terminar o ano com aumento de 5% no número de trabalhadores, em relação a 2018.

Aos 19 anos, Raquel Ramos de Carvalho conquistou o seu primeiro emprego em uma rede de fast food de hambúrgueres, onde trabalha há nove meses. “Passei por várias etapas no processo seletivo e consegui a vaga por conta dos meus conhecimentos em informática”, diz. Para a estudante que sonha cursar Ciências Contábeis, a capacitação foi fundamental para ingressar no mercado de trabalho. “Além do aprendizado, o curso me ajudou a definir a profissão que quero seguir e também meu comportamento social. Eu era muito tímida e hoje, meu trabalho é lidar com pessoas. Levarei essa experiência para a vida toda”, afirma Raquel.

Perfil do profissional de franquia

Para conquistar uma vaga em uma rede de franquias, é preciso ter algumas habilidades essenciais, como proatividade e alta produtividade. “O atendimento em uma franquia de comida rápida, por exemplo, precisa de profissionais ágeis, com uma boa comunicação, espírito de equipe e capacidade para resolver problemas”, avalia Ricardo Alves.

O consultor de carreira ainda destaca um dos fatores mais importantes para alcançar o sucesso nesta carreira: a identificação com a marca. “Antes de se candidatar à vaga, é preciso avaliar o ramo de atividade da empresa e seus produtos. A ausência de empatia torna difícil a inserção do funcionário à cultura organizacional da companhia”, conclui o especialista.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *