Tecnologias disruptivas auxiliam na promoção da saúde nas indústrias

Tecnologias disruptivas auxiliam na promoção da saúde nas indústrias

A pintura UV na indústria moveleira pode ser muito prejudicial para os trabalhadores do setor. Com o uso de produtos tóxicos e inflamáveis, é possível causar queimaduras, irritação nos olhos e nas vias respiratórias. Para lidar com o problema, um grupo de ex-alunos do Colégio Sesi no Paraná empreendeu em uma startup que busca automatizar e parametrizar parte do processo produtivo.

A relevância da tecnologia idealizada pela TempoX fez com que a startup fosse uma das selecionadas pelo Edital Sesi Tech para receber apoio e investimentos para a execução do projeto. O Edital Sesi Tech é uma iniciativa do Sesi e do Senai no Paraná que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas às demandas da indústria na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Além da TempoX, outros 28 projetos foram aprovados entre os mais de 190 inscritos.

Com apenas 18 anos, Gabriel Antonio Beneli é cofundador da TempoX e conta que o apoio desse fomento já está proporcionando um grande networking e conhecimento técnico para a nova empresa. “O edital foi o gatilho para a nossa incubação e o pontapé inicial para o desenvolvimento tecnológico do nosso produto, oportunizando, além do fomento monetário, acesso aos técnicos, laboratórios e estrutura do Instituto Senai de Tecnologia”, diz.

Segundo Rosangela Fricke (foto), gerente executiva de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, o edital busca “promover acesso a novas tecnologias e alinhá-las com as demandas e necessidades do mercado. Assim, os projetos são pensados e alinhados com a realidade das empresas e indústrias, focando na saúde e segurança do trabalhador dentro das suas atividades rotineiras e trazendo melhorias à qualidade de vida do trabalhador e produtividade às empresas e indústrias”.

Para o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Sistema Fiep, Rafael Trevisan, este é um momento importante para se relacionar a modernização do processo produtivo e a indústria 4.0 com a segurança e saúde no ambiente de trabalho. “Muito se fala da importância da SST e muito se fala sobre as novas tecnologias. O Sistema Fiep os uniu para ajudar e apoiar projetos que, por meio da tecnologia, melhore a qualidade de vida e segurança do trabalho”, aponta.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *