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Cocriação é estratégia de assertividade para marcas e influenciadores

mercado de influenciadores digitais no Brasil é um dos maiores do mundo e movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano. O segmento cresceu de forma exponencial nos últimos anos e, por isso, os criadores de conteúdo passaram a ter grande credibilidade no que falam sobre as marcas. Mas, como criar uma campanha de sucesso?

De acordo com Isabela Ventura (foto), CEO da Squid, empresa especializada em marketing de influência, o caminho das pedras é a cocriação. “O marketing de influência chegou no mercado para mudar os padrões das campanhas. Não é mais só a marca falando o que quer. Os influenciadores têm voz e eles precisam fazer parte da criação de tudo desde o começo para que a ação ganhe um tom mais natural e assertivo”, garante.

Quanto mais o influencer tiver liberdade para inovar, mais original será o seu conteúdo e seu engajamento ainda mais orgânico. Uma pesquisa da Federação Mundial de Anunciantes (WFA) apontou que 71% dos entrevistados declararam que a forma como o relacionamento com a marca é divulgado pelos influenciadores é “absolutamente essencial” ou “muito importante” para as empresas. “Hoje as empresas dão muito mais valor ao que os influenciadores estão publicando, uma vez que o que ele diz sobre uma marca é mais forte do que o que a empresa diz sobre ela mesma”, reforça Isabela.

Sendo assim, trabalhar com influenciadores significa ter qualidade e espontaneidade nas postagens sobre os produtos de uma empresa. O ideal é que ele não siga nenhum roteiro, mas também não deixe de divulgar o que a marca deseja. Não é à toa que eles devem conhecer seus seguidores e, principalmente, saber seus gostos e objetivos. Assim, se torna ainda mais claro como a marca é inserida na vida do público, sem parecer uma publicidade arranjada.

“A tríade empresa-especialista-influenciador deve funcionar em harmonia para que o retorno seja positivo em vendas, engajamento e consciência da marca. Fazendo isso, as chances das marcas converterem são muito expressivas, visto que pesquisa* mostra que mais de 40% das pessoas já compraram algum produto ou serviço por indicação dos influenciadores”, finaliza a CEO.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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