You are here
Home > Trabalho/Emprego > Muitas profissões estão com seus dias contatos, mas outras estão surgindo. Conheça os novos cursos para atender as novas necessidades do mercado

Muitas profissões estão com seus dias contatos, mas outras estão surgindo. Conheça os novos cursos para atender as novas necessidades do mercado

A indústria 4.0, a revolução digital e as novas tecnologias estão causando profundas transformações no mercado de trabalho, que agora exige diferentes competências e habilidades profissionais. Eu conversei com o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o professor doutor, Vidal Martins, e ele me disse que as empresas devem ficar atentas, porque hoje as ameaças e a invasão nos negócios não vêm dos concorrentes tradicionais, mas sim de empresas inovadoras que foram criadas com as novas tecnologias. Por exemplo, no setor hoteleiro a concorrência hoje não é mais entre hotéis, mas vem do Airbnb; o aplicativo Uber acirrou a concorrência no setor de taxi e a Netflix simplesmente acabou com as locadoras de filmes. Já o trabalho dos tradutores está sendo substituído por softwares.

Diante das mudanças e do que ainda está para acontecer, muitas profissões vão desaparecer, porém outras já estão sendo criadas. Vidal Martins me disse que a PUCParaná criou uma universidade corporativa só para desenvolver novas competências nos profissionais que trabalham na instituição.

Na área de tecnologia, segundo a pesquisa Mapa do Trabalho Industrial 2019-2020 realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as profissões ligadas à tecnologia são as que mais vão crescer nos próximos anos. E para capacitar e qualificar profissionais para os novos desafios do mercado, a PUCPR só este ano criou seis novos cursos. Entre eles, está o primeiro Bacharelado em CiberSegurança do Brasil.

CiberSegurança

O vice-reitor destaca que o novo petróleo da era atual são os dados. Assim sendo, visando preparar o estudante para atuar como o elo forte da gestão e concepção de soluções de segurança e privacidade no ecossistema do ciberespaço, a graduação em CiberSegurança vai formar profissionais habilitados a desenvolver soluções tecnológicas para uma transformação digital do mercado.

O profissional formado em Cibersegurança poderá atuar na identificação e gerenciamento de riscos, agindo de maneira inteligente para preservar a privacidade e cuidar do maior ativo de qualquer empresa hoje, que são os seus dados. A verdade é que a informação é o recurso mais valioso do mundo e em minutos, por exemplo, informações importantes podem ser destruídas por fake news. Nesse sentido, o profissional de CiberSegurança irá atuar de maneira perspicaz para ser a principal conexão de segurança e privacidade.

Esse profissional poderá atuar na identificação e gerenciamento de riscos, agindo de maneira inteligente para preservar a privacidade e cuidar do maior ativo de qualquer empresa hoje – seus dados.

Comunicação Digital

Outro curso criado pela PUCPR é o de Bacharelado em Comunicação Digital, que vai desenvolver profissionais preparados para atuar no ambiente digital das mais variadas formas: desenvolvendo empreendedores no meio, como youtubers, trabalhando em interfaces, websites e aplicativos, em produção audiovisual nas mais diversas plataformas, com marketing digital, produção de conteúdo (Branded Content) – ou com todos esses elementos em conjunto.

Marketing Analytics

Da mesma forma, o curso de Marketing Analytics preparará o estudante para uma nova realidade do mercado: novas tecnologias e informações são cada vez mais necessários para conquistar o cliente certo e para criar campanhas de divulgação realmente eficazes. Na modalidade EAD, o curso procura formar profissionais de marketing com visão estratégica e analítica sobre o mercado e o consumidor.

Cidades Inteligentes

O curso Tecnólogo em Cidades Inteligentes da PUCPR leva ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para o ambiente das cidades. Vai habilitar o profissional a empregar software e hardware no processamento de grandes volumes de dados que, com o auxílio de Machine Learning e programação, pode prover serviços inovadores e mais alinhados às necessidades do cidadão da era digital. O curso integra olhar de sustentabilidade, tecnologia e urbanismo para ajudar a construir ambientes de vida melhores e mais inteligentes.

Ciência e Inovação em Alimentos

A vanguarda também é a base do Curso Tecnólogo em Ciência e Inovação em Alimentos, que também é o primeiro do Paraná. Respondendo à demanda do mercado por um profissional que atue nas diversas fases da cadeia de suprimentos, o curso formará profissionais habilitados a atuar na criação da formulação, na produção e no desenvolvimento de alimentos mais sustentáveis, saudáveis e seguros.

Música – Produção Musical

Já o Bacharelado em Música – Produção Musical apresenta aos estudantes o processo de produção musical e mostra o valor de um olhar atento às tendências do mercado fonográfico. Com ênfase uma formação sólida, em que teoria e prática caminham juntas, o resultado são profissionais preparados para produzir gravações musicais e trilhas sonoras em seus aspectos tecnológicos e estéticos.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top