Uninter capacitou cerca de 100 micro e pequenos empreendedores de Curitiba

Uninter capacitou cerca de 100 micro e pequenos empreendedores de Curitiba

O Centro Universitário Internacional Uninter, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, capacitou cerca de 100 profissionais no Programa Bom Negócio – Vale do Pinhão. A iniciativa é gratuita e tem como objetivo orientar micro e pequenos empreendedores sobre a nova cultura do empreendedorismo.

A qualificação em Gestão Empresarial visa a inovação e apostou no compartilhamento de ideias, no uso da tecnologia como aliada do crescimento e na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento.

A Uninter disponibilizou laboratórios de informática e tecnologia para os encontros temáticos da terceira fase do programa, que foram presenciais. Além disso, professores do centro universitário ficaram à disposição durante os encontros que tiveram — no total, 60 horas de conteúdo.

‘‘O Programa Bom Negócio foi e é uma ótima oportunidade de crescimento profissional aos pequenos e microempresários. Cada professor tinha a missão de apresentar ferramentas que os alunos/empreendedores pudessem aplicar, e com certeza eles já vislumbram seus negócios com outros olhos’’, disse o professor e coordenador de Operações do Semipresencial da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, Elizeu Barroso Alves.

Além da terceira etapa presencial, o Programa ainda contou com duas fases iniciais em ensino a distância (EAD): ‘‘Empreender com sucesso’’ e ‘‘Gestão e estratégia para empreendedores’’. Ao todo, já são mais de 13 mil pessoas capacitadas.

Crédito da foto – Lucilia Guimarães

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *