You are here
Home > Artigos > Saiba como os benefícios que sua empresa oferece diminuem o turnover

Saiba como os benefícios que sua empresa oferece diminuem o turnover

Já é uma tradição aqui no Brasil. Além de oferecer bons salários e um ambiente de trabalho adequado, as empresas sabem que precisam ir além para contratar e manter os bons profissionais. No caso, significa oferecer benefícios condizentes com as tarefas e os desejos dos colaboradores. Os vales de alimentação, refeição e transporte são os exemplos mais corriqueiros.

Contudo, a questão é que atualmente não basta apenas proporcionar essas vantagens para reduzir a saída de funcionários; é preciso também garantir que eles possam usufruir da melhor forma que quiserem.

As empresas brasileiras ainda têm uma grande dificuldade de reter seus talentos e evitar o turnover, expressão que representa a taxa de rotatividade de uma empresa. Em 2016, no auge da crise econômica, por exemplo, 40% das empresas brasileiras tiveram altos índices de desligamentos, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Nem mesmo quando o país estava com a economia sólida esse indicador foi positivo: entre 2012 e 2014, essa taxa foi de 82%, segundo a consultoria Robert Half — a média global era de apenas 38%.

Os dados reforçam que o salário e uma possível estabilidade não servem mais como os principais ganchos para recrutar novos colaboradores. Em um cenário de intensa competitividade e grande especialização entre os profissionais, as empresas precisam se tornar mais atrativas.

Foi-se o tempo em que elas ditavam as regras na hora da contratação — agora o poder está nas mãos dos trabalhadores, os quais sabem que podem encontrar algo que lhes agradem em outro lugar. Essa é uma realidade comum a diferentes setores e segmentos.

Além de contratarem melhor, as organizações precisam traçar planos que evitem a saída de colaboradores que já estão em seu quadro — a redução do índice de turnover também depende dessa capacidade. Dessa forma, é necessário respeitar as “tribos” que se formam no dia a dia da companhia. O grupo de funcionários que, por afinidade, gosta de almoçar junto ou trabalhar nos mesmos projetos representa uma importante comunidade reunida naturalmente e que espera ser respeitada em seu trabalho. Quando essa relação está em harmonia, o negócio tende a crescer.

É nesse ponto que entra a oferta de vantagens da empresa. Para atingir os dois objetivos listados, é necessário oferecer benefícios flexíveis, ou seja, que dão liberdade para os profissionais gastarem como quiserem.

A empresa pode fornecer um auxílio-creche, por exemplo, mas se um colaborador não tiver filhos, ele não consegue usufruir desse recurso. Com a flexibilidade, todo o dinheiro é depositado em uma conta única, que permite à pessoa utilizar de acordo com seu perfil e seus objetivos.

Essa tática é vital por possibilitar que o trabalhador fique mais motivado ao perceber que a empresa entende suas necessidades. Assim, ele não só consegue produzir mais, como pensará duas vezes antes de trocar de emprego se tiver essa possibilidade.

A entrada da tecnologia em diferentes setores automatizou processos e permitiu que o conceito de experiência do consumidor fosse mais bem trabalhado pelas empresas, possibilitando o surgimento de serviços personalizados e eficientes.

Agora é o momento de levar essa ideia também ao público interno. É preciso valorizar os profissionais que trabalham para a companhia e, principalmente, entender seus anseios e motivações. Quando o empresário consegue oferecer aquilo que seus empregados mais desejam, o ambiente fica mais saudável para todos e o negócio está pronto para crescer.

O artigo foi escrito por Raphael Machioni, que é sócio fundador da Vee.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top