Bolsa reage nesta sexta-feira, mas acumula queda de 15,63% na semana

Bolsa reage nesta sexta-feira, mas acumula queda de 15,63% na semana

No fim de uma semana marcada pelo pânico no mercado financeiro global, a bolsa de valores reverteu quase toda a perda registrada quinta-feira (12). O dólar, no entanto, voltou a subir e a fechar na maior cotação nominal desde a criação do real.

O índice Ibovespa, da B3, a bolsa de valores brasileira, encerrou esta sexta-feira (13) com alta de 13,91%, aos 82.677 pontos. O indicador seguiu a onda das principais bolsas internacionais, que reagiram a estímulos anunciados pelos bancos centrais do Japão e dos Estados Unidos, que injetaram dinheiro para amenizar a crise econômica mundial.

Apesar da alta desta quinta-feira, o Ibovespa encerra a semana com perdas de 15,63%. Esse foi o pior desempenho para uma semana desde outubro de 2008, quando estourou a crise imobiliária nos Estados Unidos. Em 2020, o principal índice da bolsa de valores acumula queda de 28,51%.

Entre as ações mais impactadas esta semana com a queda da bolsa estão as da Petrobras, com queda de quase 30% para os seus ativos na sessão ou uma perda de R$ 91 bilhões de valor de mercado.

Desempenho das ações

Nos papéis que compõem o Ibovespa, os que tiverem as maiores altas nesta sexta (13) foram: BTG Pactual (27,89%), B2W Digital (27,40%) e JBS (24,60%).

Já os papéis mais negociados na sessão foram os da Petrobras PN (22,22%), da Vale (21,36%) e  Itaú Unibanco (11,06%).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *