You are here
Home > Negócios > Instituições se mobilizam e criam websérie que incentiva prevenção e conhecimento do coronavírus

Instituições se mobilizam e criam websérie que incentiva prevenção e conhecimento do coronavírus

Com o objetivo de incentivar hábitos de prevenção em toda a sociedade e de divulgar informações confiáveis sobre o Coronavírus – Covid 19,  a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)  criou uma série de vídeos sobre o assunto.

Os conteúdos foram produzidos em parceria com a Escola de Ciências da Vida e a Escola de Medicina da PUCPR e contam com a participação de profissionais de renome no cenário da medicina e pesquisa e também de pessoas que atuam em ambientes religioso, escolar e domiciliar. O material pode ser acessado gratuitamente no Portal Farol 1817.

Conforme destacou o diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, José Leão da Cunha Filho, o assunto é do interesse do público geral. “A ideia nasce do desejo de levar informações fundamentadas que possam incentivar a população a se cuidar. Queremos, dessa forma, ajudar a sociedade a compreender cientificamente o coronavírus, o que, por sua vez, colabora nos cuidados preventivos e evita adesão às informações de origem duvidosa”, disse.

Um dos participantes da série é o médico infectologista e professor da PUCPR, Felipe Francisco Tuon, que reforçou os cuidados que podem ajudar no combate à doença. “Em primeiro lugar, pessoas que tiverem com suspeita de contaminação, devem procurar atendimento médico e tratamento para a doença, a fim de se evitar o contágio de outras pessoas”, destacou em um dos vídeos. O reforço de hábitos como a lavagem das mãos, uso de álcool gel e cuidados no compartilhamento de objetos também são recomendados.

A série mostra que as boas práticas de prevenção devem ser replicadas nos diversos ambientes, como no escolar, religioso e domiciliar. “No ambiente escolar é muito importante a atenção a alguns hábitos. Primeiro, manter os ambientes arejados, de preferência com as janelas abertas. Outra questão muito importante para os alunos é a higienização das mãos, sempre com uso de água e sabão e álcool em gel após o recreio, refeições e atividades físicas”, explicou o professor e consultor de biologia do Grupo Marista, Claudio Piechnik.

A conscientização individual das boas práticas é fundamental para a redução dos casos e a na segurança pessoal e das famílias, conforme destacou o diácono da Paróquia São João Batista, Clairton Luis da Silva. 

Ele lembrou a importância da adoção de hábitos de higiene para que se possa continuar a acompanhar as celebrações religiosas, assim como alertou sobre a cautela em alguns ritos tradicionais da Igreja Católica, como por exemplo, receber a eucaristia na mão ao invés da boca, neste momento, o que é um ato de demonstração de zelo com o próximo.

A série de vídeos pode ser acompanhada pelo Portal Farol 1817: https://farol1817.com.br/

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top