Mercado acionário terá fortes emoções em março

Mercado acionário terá fortes emoções em março

Analistas da Toro Investimentos acreditam que março será um mês de fortes emoções no mercado de ações. As preocupações e incertezas dos impactos do coronavírus na economia global devem continuar assombrando os investidores pelo mundo afora e, com isso, a volatilidade deve permanecer em alta.

A seleção de ações de empresas feita pela Toro é composta por empresas com maior exposição ao cenário doméstico, com exceção de Petrobras, que no mês anterior caiu demais e, por isso, enxergam espaço para correção.

Empresas

Ambev: Empresa líder em seu segmento de atuação, possui um portfólio com marcas diversificadas, forte capacidade de geração de caixa e alto poder de barganha com fornecedores. Ela se mostra bem descontada, sendo que o atual patamar de preços não traduz os reais fundamentos da Companhia. Empresa com forte política de aquisições, principalmente no que diz respeito a possíveis concorrentes que surjam no mercado, fato que a ajuda a permanecer como líder em seu segmento.

Itaú: Mais uma vez a divulgação do resultado do trimestral do Banco Itaú surpreendeu o mercado. O lucro líquido não ajustado pela inflação de 2019 foi o maior da história dos bancos no Brasil. A Empresa apresenta o maior ROAE do mercado e vem buscando enxugar suas despesas operacionais, visando melhorar seu índice de eficiência.

Movida: Os analistas da Toro enxergam uma queda excessiva nos preços da Movida (MOVI3) abrindo espaço para novas compras neste mês. A queda é explicada apenas pelo movimento global com relação às preocupações com o coronavírus. No movimento mais longo, ela segue uma tendência clara de alta e, em termos técnicos, faz um cenário de pullback – quando os preços do ativo caem até uma região de suporte anterior e fazem o repique para o movimento principal. O setor não tem tanta exposição ao cenário externo por não depender de insumos ou produtos de fora. Ainda, vemos uma volta do consumo de serviços no mercado doméstico e, assim, a alta dos preços do ativo.

Petrobras: O desconto da Petrobras (PETR4) foi muito mais forte por conta do cenário internacional. A queda dos preços do petróleo contribuiu para o movimento de baixa no curto prazo, porém a Empresa ainda apresenta fundamentos sólidos. É esperado uma correção do preço do petróleo para este mês e uma retomada da tendência de alta para o ativo.

A Empresa reportou no último trimestre o melhor resultado anual de sua história. Tal desempenho vem da sua estratégia de venda de ativos que não faziam parte do negócio principal de extração e produção. Sua posição entre as maiores produtoras de petróleo do mundo lhe dá um diferencial estratégico em momentos de turbulência global no setor.

Taesa: Uma das maiores e mais resilientes empresas de energia elétrica do Brasil, a Taesa (TAEE11) apresenta ainda bons números, uma boa gestão e é bastante competente. Mesmo com o temor do mercado em relação ao coronavírus e o recente desconto no preço da ação, a relação de compra é bastante válida.
As empresas de energia apresentam em média uma menor volatilidade do que as de outros setores. Assim, em momento em que o mercado apresenta certo stress, são ideais para a aquisição, tanto como forma de balancear a carteira quanto como diversificação.

Dentre todo o mercado de eletricidade, um dos segmentos mais interessantes é o de transmissão, pois apresenta longos contratos e uma parcela de receita constante. Visto isto, a Taesa é bastante consolidada neste mercado, sendo então uma boa opção de compra.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *