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Vendas no varejo caem 5,4% em março

As vendas no varejo caíram 5,4% em março, segundo levantamento realizado pela credenciadora de cartões Cielo. O motivo da queda é o impacto do coronavírus na economia brasileira. De acordo com o relatório, na primeira semana do mês a queda foi de 3,8%, seguido de 5,3% na segunda e encerrou a terceira semana em 8,1%, podendo chegar a 10% nos próximos dias.

Já a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estima que a restrição das atividades no comércio devem ultrapassar uma perda de mais de R$ 100 bilhões no setor, se até maio as atividades estiverem normalizadas.

“Em meio a pandemia, os pequenos negócios precisam criar estratégias para que consigam comercializar seus produtos, sem ficar no vermelho, é preciso redobrar os esforços nesse momento”, comenta Alberto Júnior, especialista em vendas e fundador do Grupo Life Brasil – holding especialista em seguros de vida.

Responsável pelo treinamento de mais de 15 mil vendedores em seu time de trabalho e mais de 700 pessoas no campo de vendas, o especialista destaca algumas estratégias que podem ser adotadas pelas pequenas e médias empresas para evitar grandes perdas no período de quarentena. “Como muitos trabalhadores estarão em home office, as empresas devem aproveitar para estreitar ainda mais o relacionamento com os seus clientes, por meio de mensagem via Whatsapp, fazer ligações, enviar e-mails”, comenta.

“Uma outra estratégia é oferecer vantagens exclusivas para alguns clientes, essa iniciativa vale para aqueles negócios que poderão funcionar durante a quarentena, como uma forma de fidelizar o cliente”, explica Alberto Júnior.

O especialista também destaca que as empresas precisam estar preparadas para momentos de crise, para que possam evitar ainda mais perdas em caso de paralisação das atividades.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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