Pequena empresa de chás une franqueados para buscar soluções e manter mercado

Pequena empresa de chás une franqueados para buscar soluções e manter mercado

Com o cenário econômico negativo durante a pandemia do Coronavírus, uma empresa de Curitiba decidiu sair da inércia e buscar soluções criativas para movimentar o capital de giro dos negócios. A sócia-fundadora da franquia Chá & Arte, Juliana Treis (foto), teve a ideia de formar um grupo de gestão de crise com seus franqueados para que juntos pudessem debater algumas estratégias para atravessar o período com o menor dano possível. Ela acredita que, neste momento, a união faz toda diferença.

“Durante esta fase, como líder, precisamos estar junto aos franqueados transmitindo tranquilidade e otimismo. Tenho certeza que passaremos por isto. O caminho não será fácil, mas estamos juntos para o que der e vier e sairemos mais fortalecidos”, pontua a empresária.

A Chá & Arte possui 6 lojas na capital paranaense e pretende inaugurar a sétima unidade ainda em 2020, no estado de São Paulo. Como o momento pede calma e estratégias assertivas, Juliana decidiu colocar em prática algumas ações, como a criação de um grupo de gestão de crise com os franqueados.

“Nós nos reunimos por Skype e criamos um grupo no WhatsApp intitulado ‘gestão de crise’. Na reunião pelo Skype, os franqueados compartilharam como estão se sentindo diante da situação, compartilhando experiências positivas e soluções viáveis de aplicação a curto e médio prazo no nosso negócio. Sabemos que temos um propósito especial com os nossos clientes e como diante de tudo isto possamos estar alinhados com a nossa missão, comenta Juliana.

A troca de experiências rendeu bons resultados. Juliana comenta que diversas ações surgiram a partir dos encontros no grupo.

“Reforçamos o plano de contenção de custos da operação e começamos a escrever bilhetes de otimismo em todos os pedidos de entrega e de balcão, pois precisávamos transmitir fé e esperança aos nossos clientes diante de tanto barulho. Intensificamos as ações de delivery e balcão, além dos posts em redes sociais com influenciadores digitais”, detalha Juliana.

Também surgiram ideias de novos produtos, como um plano trimestral de chá. Nele, o cliente escolhe o plano e recebe em casa um blend diferente todo mês, com um brinde especial. Além disso, a empresa tem versões da bebida diferentes como a Fique Leve, indicada para aliviar o peso do corpo e da alma, a versão Zen para acalmar a cabeça e o coração e ainda a versão Fortifica, para renovar o equilíbrio e a imunidade.

A empresária comenta que um dos pontos mais positivos é o espírito de união entre todos do grupo. Uma das franqueadas, Renata Foltran, analisa que os encontros oferecem mais tranquilidade em meio ao caos e que fortalecem o espírito de equipe.

“Eu trabalhava como MEI na área de serviços, mas é a primeira vez que trabalho no comércio e me senti mais segura tendo com quem contar. Fiquei mais tranquila em ver que as minhas angústias eram as mesmas das outras pessoas. Também foi importante o fato de poder conversar e trocar ideias em conjunto para definir estratégias para passar por esse momento delicado”, finaliza.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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