20% das pessoas impactadas aproveitaram alguma promoção em meio à crise

20% das pessoas impactadas aproveitaram alguma promoção em meio à crise

Roupas, calçados, móveis, cursos online, games… Na crise, muitos segmentos baixaram os preços de seus produtos para não quebrarem suas empresas. Uma pesquisa do Instituto QualiBest mostra que a estratégia não tem sido totalmente em vão: 71% dos brasileiros já receberam alguma promoção desde que a pandemia começou. Dentre eles, 20% aproveitaram para comprar algum produto ou serviço.

Entre os entrevistados, o segmento mais citado é o de vestuário (roupas e calçados), mas há também promoções sendo aproveitadas para compras de alimentos (como cápsulas de café e comida delivery), mobiliário, estética (perfumes e maquiagens) e livros.

“Uma solução que muitas empresas encontraram é criar promoções variadas e com prazos estabelecidos – o que tem dado retorno porque muita gente consegue ser alcançada. É um sinal de que ao menos a comunicação está sendo efetiva”, explica Daniela Malouf, diretora geral do QualiBest.

Os preços mais baixos também são notados pelos consumidores: para um quarto da população (25%), os cursos online estão com preços mais atrativos do que antes da crise. Em seguida vem justamente o vestuário, citado por 14% da população. Ainda há 8% que citam produtos para casa (móveis, acessórios de decoração).

Queda nos preços

A pesquisa mostra ainda que muita gente percebeu uma queda nos preços de outras categorias de produtos de casa, como eletroeletrônicos (11%), eletrodomésticos (10%) e serviços de streaming (10%).

Por outro lado, a população acusou preços mais altos para categoria de alimentos básicos, como feijão e arroz – apontada por 59% das pessoas, e de produtos de higiene e cuidados pessoais (52%). Além disso, 28% também apontou aumento de preços remédios.

O QualiBest entrevistou 1009 brasileiros de todas as faixas etárias, regiões do país e classes socioeconômicas entre os dias 10 e 13 de abril. Eles fazem parte de uma base de 250 mil painelistas do instituto – pessoas que se inscrevem para participarem de estudos e ganharem pontos que podem trocar por produtos diversos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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