Brasileiros recorrem a “bicos” e vendas pela internet para complementar renda
Pesquisa encomendada pelo site de vendas OLX com compradores e vendedores que integram a plataforma mostra que boa parte dos brasileiros tem tentado complementar a renda. O estudo foi feito com pessoas que fazem parte da Classe C que, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), possuem renda mensal que varia entre cerca de R$ 2 mil e R$ 8,6 mil.
De acordo com o levantamento, 55% das pessoas ouvidas têm feito bicos e 28% têm buscado vender produtos pela internet. O levantamento também concluiu que, para driblar a crise econômica, 22% apostam em horas extras no trabalho e 7% recorrem a empréstimos. O estudo realizado pela empresa Antennas ouviu 680 compradores e vendedores da classe C entre os dias 8 de novembro e 5 de dezembro de 2019, ou seja, antes da pandemia.
Além disso, a pesquisa também concluiu que, entre o público da classe C que vende produtos pela internet, 32% realizam pelo menos uma venda ao mês; 44% vendem, no mínimo, uma vez a cada seis meses e 25% dos entrevistados disseram vender itens online, ao menos, uma vez por ano.