Incerteza econômica impulsiona exportações de ouro brasileiro
De acordo com a análise realizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) com base no levantamento do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em abril de 2020 as exportações brasileiras de ouro em forma bruta (bulhão dourado) para o Canadá apresentaram aumento de 480% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2020, o valor exportado foi de US$ 83.9 milhões, contra US$14.4 milhões em abril de 2019.
“Não apenas em abril, mas também no período de janeiro a março, houve um crescimento relevante na exportação do bulhão dourado em detrimento das barras de ouro já finalizadas. Ambos tinham relativamente a mesma preponderância em 2019, mas no mesmo período de 2020, o bulhão ganhou muito mais relevância”, comenta Paulo de Castro Reis, diretor de relações institucionais da CCBC.
Segurança monetária
Segundo a entidade, o contexto de incerteza global devido à Covid-19 faz com que mais pessoas busquem a segurança monetária do ouro para garantir a manutenção do valor de suas riquezas e esse é um fator que estimula a indústria de extração e de transformação do produto.
“O que se pode perceber é que a participação brasileira nesta cadeia é focada na extração do ouro, que provavelmente será refinado fora do país. Vale lembrar que no Brasil há grandes mineradoras canadenses que atuam neste setor e, por isso, a exportação desse produto ao Canadá pode ser notada com bastante relevância”, finaliza o diretor.


