Marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais vem trazendo resultados para negócios
O marketing de conteúdo, que tem como principal objetivo engajar o público alvo e aumentar a rede de clientes por meio da criação de conteúdo relevante, é uma tendência em ascendência no mundo inteiro. No Brasil, pesquisa realizada pela maior empresa deste setor na América Latina aponta que 65% das companhias adotam o marketing de conteúdo como prática frequente. Já outros estudos comprovam que o investimento direcionado para a produção de conteúdo é a estratégia que mais vem trazendo resultados para as empresas, seguido de uma boa gestão nas redes sociais.
Embora esteja comprovado que o marketing de conteúdo traga 2 vezes mais visitas e 3 vezes mais potenciais clientes para as empresas que o adotam, é importante que os empresários estejam conscientes que essa estratégia conduz o consumidor para uma compra e jamais deve empurrá-lo ou obrigá-lo a comprar um produto ou serviço. Outro ponto importante, é estar ciente que o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo e que nenhuma empresa alcançará a liderança nas vendas, por exemplo, da noite para o dia.
Buscas
Segundo o Google, 71% dos consumidores iniciam suas buscas com uma pesquisa genérica, e, antes de se engajarem no site de uma marca específica, fazem, em média, 12 buscas. Isso significa que a maioria das compras de consumidores finais e de empresas começa no ambiente digital, mais precisamente, no Google, que é o buscador mais usado pelos brasileiros.
Sendo assim, é essencial que toda empresa dedique atenção especial ao posicionamento digital da sua marca. Um site que proporcione uma boa experiência ao usuário é a base, mas para que o seu consumidor chegue até ele, o marketing de conteúdo é o caminho.
Assim sendo, não basta apenas ter conteúdo. É preciso, que ele tenha qualidade até porque, 60% dos cliques das pesquisas realizadas vão para os três primeiros resultados dos mecanismos de pesquisas.