Marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais vem trazendo resultados para negócios

Marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais vem trazendo resultados para negócios

O marketing de conteúdo, que tem como principal objetivo engajar o público alvo e aumentar a rede de clientes por meio da criação de conteúdo relevante, é uma tendência em ascendência no mundo inteiro. No Brasil, pesquisa realizada pela maior empresa deste setor na América Latina aponta que 65% das companhias adotam o marketing de conteúdo como prática frequente. Já outros estudos comprovam que o investimento direcionado para a produção de conteúdo é a estratégia que mais vem trazendo resultados para as empresas, seguido de uma boa gestão nas redes sociais.

Embora esteja comprovado que o marketing de conteúdo traga 2 vezes mais visitas e 3 vezes mais potenciais clientes para as empresas que o adotam, é importante que os empresários estejam conscientes que essa estratégia conduz o consumidor para uma compra e jamais deve empurrá-lo ou obrigá-lo a comprar um produto ou serviço. Outro ponto importante, é estar ciente que o marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo e que nenhuma empresa alcançará a liderança nas vendas, por exemplo, da noite para o dia.

Buscas

Segundo o Google, 71% dos consumidores iniciam suas buscas com uma pesquisa genérica, e, antes de se engajarem no site de uma marca específica, fazem, em média, 12 buscas. Isso significa que a maioria das compras de consumidores finais e de empresas começa no ambiente digital, mais precisamente, no Google, que é o buscador mais usado pelos brasileiros.

Sendo assim, é essencial que toda empresa dedique atenção especial ao posicionamento digital da sua marca. Um site que proporcione uma boa experiência ao usuário é a base, mas para que o seu consumidor chegue até ele, o marketing de conteúdo é o caminho.

Assim sendo, não basta apenas ter conteúdo. É preciso, que ele tenha qualidade até porque, 60% dos cliques das pesquisas realizadas vão para os três primeiros resultados dos mecanismos de pesquisas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *