Mais de 40 mil pizzarias disputam mercado no Brasil

A Associação Pizzarias Unidas do Brasil, maior grupo de empresários de setor de pizzarias no país e única entidade focada no dia a dia das pizzarias, realizou entre março e início de junho pesquisas entre associados e não associados, com o objetivo de levantar dados do setor em meio a pandemia.  A pesquisa abordou questões como número de lojas, mensal de vendas antes e durante a pandemia, alterações no quadro de funcionários e sabor mais vendido. 

Segundo estimativas da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, existem atualmente pouco mais de 40 mil pizzarias, formais e informais, no país.  Com a pandemia, a palavra da vez foi adaptação. O setor, que já vem nos últimos anos em crescente expansão para o delivery,  assim como tantos outros da área de foodservice teve que se adaptar, mas visivelmente foi um dos menos afetados.

Pizzaria responsável

“ Todas as exigências de higiene, cuidados com embalagem e até mesmo estrutura para delivery já são itens presentes no dia a dia de uma pizzaria responsável e que preze pela qualidade”, afirma o presidente da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, Gustavo Cardamoni.

Segundo ele, “a Associação Pizzarias Unidas do Brasil se viu na obrigação e não mediu esforços para auxiliar não apenas nossos associados, como o setor em um todo. Foram várias medidas tomadas, desde negociação de melhores condições para compra de produtos com parceiros com foco em nossos associados  até a criação  de um canal no Youtube, onde semanalmente transmitimos lives sempre com especialistas em algum assunto relacionado à gestão ou dia a dia de pizzarias, com o objetivo de sanar dúvidas do setor em um todo. Realizar a pesquisa fez parte dessas iniciativas de traçar um novo olhar ao nosso segmento em meio ao atual cenário”, explica 

Resultados

Já antecipando o Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho, a pesquisa visou levantar como anda o paladar do brasileiro. Pelo segundo ano consecutivo, a pizza de Calabresa continua sendo a principal paixão por aqui,  seguidos pelo sabores Portuguesa em segundo lugar e Frango com Catupiry em terceiro, na média nacional. A pizza Margherita caiu para o quarto lugar.   

Sobre o cenário em meio à pandemia, a primeira pesquisa, realizada na primeira semana de abril, mostrou que a predominância no setor foi a suspensão de contratos de trabalho, apontado em mais de 44% dos empresários entrevistados. A gama de demissões ficou próxima de 23%.    

Salão X delivery

A pesquisa realizada no início de abril apontou que para pizzarias que já operavam exclusivamente por delivery antes do início da pandemia,  o setor registrou queda de vendas nos primeiros 15 dias da quarentena, recuperando margem a partir de abril. 

O faturamento a partir de abril aumentou entre 10% e 30%, porcentagem que teve variações  entre regiões. Pizzarias da capital paulista que operam exclusivamente com  delivery registraram uma média de 12,8% de aumento no faturamento .  O grande impacto negativo se mostrou nas pizzarias que antes da pandemia adotavam  o modelo de operação apenas em salão.

O levantamento apontou que pelo menos 26% dos estabelecimentos entrevistados possuem apenas estrutura de salão, iniciando o atendimento por delivery apenas no segundo mês de quarentena.Dos entrevistados,aproximadamente 10% eram estabelecimentos com atendimento exclusivamente em salão e fechados durante o período. 

Cresce demanda de aplicativo próprio 

A possibilidade de uso de aplicativo de delivery próprio já é um tema tratado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil há um certo tempo.  Com a pandemia, a APUBRA ampliou  o incentivo à criação de aplicativos próprios de cada estabelecimento.

“ O aplicativo próprio é uma evolução que permite ao cliente o acesso rápido ao cardápio da pizzaria e também uma forma de o empresário fidelizá-lo. Além disso, é uma forma de aumentar o lucro e também trabalhar a divulgação de estabelecimento” aponta Cardamoni. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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