Seu currículo está pronto para enfrentar a concorrência?

Seu currículo está pronto para enfrentar a concorrência?

Embora varie entre empresas e tipo de trabalho ofertado, em média são recebidos 250 currículos por vaga aberta. Se o currículo for postado em um site de recrutamento, ele irá concorrer com outros milhares, que já estão no sistema há semanas, sem contar os que chegarão junto.

Além dos profissionais terem que enfrentar toda esta concorrência para se recolocarem no mercado, ainda precisam batalhar para continuar no mercado, que apresentou em março deste ano 12,9 milhões de desempregados, número que pode ultrapassar os 20 milhões após a pandemia, segundo dados IBGE).

Segundo Claudia Deris, gestora de Carreira, “quanto menos exigência em qualificações a vaga oferecer, maior será a concorrência na disputa por um emprego”.

Sendo assim, mesmo o candidato passando por todas essas adversidades, ainda precisa possuir um armamento de alta qualidade, usado por todos os seus concorrentes. O currículo precisa ser bom o suficiente para chamar a atenção dos recrutadores para conseguir seguir nas próximas etapas.

A gestora explica que “é neste ponto que quero te ajudar a fortalecer o seu currículo para que você possa ir para o campo de batalha com dignidade e grandes chances de vitória”.

E tudo começa com a forma que o profissional olha para o próprio currículo. “Se você o enxerga como uma mera ficha de emprego, você dará a atenção que uma ficha de emprego merece, vai escrever conforme se escreve uma ficha de emprego e quando estiver nas mãos de um recrutador, ele o lerá como uma ficha de emprego a ser descartada imediatamente”, descreve Claudia.

Ao entender que esta ferramenta é o dossiê profissional de cada trabalhador, onde estão presentes de forma prática e clara, todas as informações de sua carreira, a escrita em cada campo que compõe um currículo será uma auto valorização do histórico profissional, o candidato estará totalmente comprometido com o conteúdo que irá apresentar e a formatação do mesmo. Qual será a consequência? O recrutador dará a atenção que um currículo profissional merece.

Assim, mesmo que o candidato não tenha o poder de controlar o mercado de trabalho, ao dar o seu melhor na principal arma que ele tem que é o currículo, ele poderá garantir a vaga almejada e obter sucesso nas próximas realizações.

Claudia finaliza: “Verifique sempre a descrição da vaga a qual você pretende se candidatar e personalize seu currículo com as palavras chaves utilizadas na descrição da vaga. Procure enviar seu currículo assim que a vaga for aberta, quanto mais rápido melhor. Elabore um currículo a nível profissional e se prepare para ser chamado para a entrevista de emprego”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *