Empresa curitibana estrutura fundo que oferece empréstimo para pequenas indústrias

Empresa curitibana estrutura fundo que oferece empréstimo para pequenas indústrias

Atualmente, existem milhões de empresas lucrativas no Brasil, sendo que cerca de 340 mil são de pequeno porte. No entanto, muitos empresários que cresceram ao longo dos últimos anos ainda desconhecem algumas práticas do dia a dia e por isso, ainda engatinham quando o assunto é desenvolvimento. E isso pode decorrer devido a má administração financeira ou pouco conhecimento de gestão empresarial. 

Em 2017, o Sebrae realizou uma pesquisa com 2 mil pequenas indústrias que fecharam as portas naquele ano, sendo que 26% delas encerram as suas atividades por falta de capital de giro e 25% por problemas relacionados a gestão.

Para isso, a Certus Software, empresa que existe há seis anos e que conta com uma equipe multidisciplinar, desenvolveu uma plataforma inteligente de gestão para auxiliar administradores de pequenas indústrias a gerenciar todas as etapas do processo. “Nossa missão é reduzir ao máximo a mortalidade dessas instituições. Queremos que os gestores sejam capazes de controlar a produção, finanças, compras e venda”, explica Fábio Ieger (foto).

Solução

A solução proporciona ao usuário uma experiência agradável e intuitiva, utilizando ícones em telas simplificadas e com todas as informações em um só lugar. Com relatórios de fácil compreensão, auxilia o empresário na tomada de decisões. “Estamos a cada dia nos aperfeiçoando e neste momento estamos incluindo Inteligência Artificial para que o programa possa tomar decisões e auxiliar cada vez mais nas diversas rotinas”, destaca o fundador.

Hoje, a empresa conta com mais de 300 clientes, entre pequenas indústrias dos setores metalmecânico, químico, cosméticos e alimentício, distribuídas em cinco estados, sendo eles São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fábio explica que a Certus recebeu investimentos da Bossa Nova, de João Kepler e Pierre Schurmann, e da IVP de Fabricio Bloisi e Bruno Rondani, além de passar pela aceleração da Baita Aceleradora, na Unicamp. “Conectamos nossa plataforma a fundos que realizam estes empréstimos, neste momento estamos criando um banco digital, para ajudar ainda mais as pequenas indústrias”, afirma o CEO.

Dificuldades para obter empréstimos

Hoje, a maioria das pequenas indústrias não tem limite e/ou score para realizar empréstimos com os grandes bancos. Eles estão enfrentando dificuldades para obter empréstimo, esses empresários recorrem a recorrerem a agiotas que cobram ainda mais caro. “Nossos clientes já pagaram, em média, mais 4% ao mês conforme levantamento realizado em junho, sendo que já chegaram a pagar mais de 7% ao mês, o que é um verdadeiro roubo, destaca Ieger.

O CEO explica que a equipe está implantando esse novo benefício, que promete revolucionar o mercado e ainda ajudar empresas, de diversos portes, a se manterem ativas e, principalmente, a manter seus empregados.  “Oferecemos também, além da antecipação de recebíveis, empréstimos para capital de giro, financiamento para vendas de mercadorias, aquisição de maquinas, matérias primas e empréstimos consignados para os funcionários. Temos estrutura organizacional e economia para ofertar acesso, aos nossos clientes, a dinheiro barato. E isso é possível”.

Processo simples

Fabio revela que todo o processo será simples, fácil, ágil e muito transparente.  “Nossos clientes é que vão ganhar, em breve, a funcionalidade para realizar a antecipação de recebíveis. Todo o processo, desde a contratação, definição das taxas e a realização da antecipação será dentro do ambiente da Certus. Basta o usuário do sistema realizar a contratação, enviar a documentação solicitada que a taxa será definida. Quanto mais serviços forem contratados, menores serão os percentuais definidos também através de inteligência artificial, sem qualquer interferência humana”, explica Fábio.

A antecipação se dará no mesmo dia, caso o cliente solicite o serviço até às 15h. Após esse horário, o depósito vai ocorrer até o próximo dia útil.  “Infelizmente, ainda estamos limitados ao período de transferências via TED”, destaca.

O CEO afirma que o plano é alavancar ainda mais os negócios no próximo ano, e assim expandir alcançando empresas no Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e também Goiás. “A projeção de crescimento da Certus é de dez vezes o seu formato atual. Se levarmos em consideração o crescimento da base, podemos estimar em até 30 vezes. Estamos com várias vagas abertas, desde atendimento, programação e analistas de créditos”, finaliza Fábio.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *