Mudanças nos hábitos do consumidor movimenta a gestão de lojas virtuais
A mudança dos hábitos de consumo das pessoas em 2020 impulsionou a venda por canais digitais de empresas que já estavam estruturadas no ambiente online. Por conta das medidas de isolamento social, muitos consumidores se viram pela primeira vez realizando compras online para evitar aglomerações. Com isso, boa parte das empresas tiveram que lidar com o desafio de mudar suas estratégias online para atender essa demanda.
Para especialistas, o setor de comércio eletrônico já dava indícios de alta, mas após esta crise, o consumidor testou e pôde comprovar a confiabilidade e praticidade do processo de compra por canais digitais. “Acreditamos que é uma tendência que veio para ficar e estamos trabalhando arduamente para continuar acompanhando e proporcionando melhoras na jornada digital dos clientes”, afirma Eduardo Fregonesi, CEO da Synapcom.
Logística
A operação logística também se tornou um ponto de atenção, devido à alta demanda. Foi necessário um acompanhamento mais próximo de todas as etapas para evitar que o maior tempo gasto até a entrega final do produto resultasse em desgastes com o consumidor.
Para sanar essas questões, foi imprescindível analisar as necessidades dos clientes, fazer um realinhamento da comunicação e gerar sinergia com todas as áreas envolvidas direta ou indiretamente no processo de venda para que todo o andamento dessa jornada fosse transparente. Depois dessa adequação, foi possível enxergar os resultados de forma muito rápida.
Setores que cresceram
Segundo uma análise feita na base de dados da Synapcom, entre março e junho desse ano, houve incremento de 105% nas vendas das lojas que já possuíam essa plataforma em comparação com o mesmo período de 2019. Diversos setores cresceram nesse espaço de tempo, com destaque para Home&Tech (140%), Beleza (100%) e Moda (60%).
Para exemplificar como a efetividade na gestão de uma loja virtual pode gerar crescimento relevante, é possível citar como case, o e-commerce brasileiro da Philips, multinacional holandesa e cliente da Synapcom, que cresceu 200% nos primeiros cinco meses de 2020.
“Dois fatores são responsáveis por esse resultado. O primeiro foi o aumento significativo das vendas online durante o período em que as lojas estiveram fechadas, em decorrência da pandemia da Covid-19, e o segundo é a forte atuação que temos das equipes da Philips e da Synapcom, trabalhando em conjunto para melhorar tráfego, conversão e KPIs da loja online”, explica, Fregonesi.


