Com muitas promoções, Dia do Cliente se torna ótima ocasião para as compras

Nesta terça-feira, 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente. Na data, as lojas aproveitam para aquecer suas vendas e, para isso, utilizam estratégias como promoções, ofertas de produtos com descontos especiais, além de diferentes vantagens. No entanto, é importante que consumidores planejem seus gastos para que eles não ultrapassem o orçamento.
 
De acordo com Luiz Henrique Garcia, CEO da QuiteJá, plataforma de recuperação de crédito, é importante assumir o controle financeiro para evitar futuras dores de cabeça.

“Pode até parecer difícil, mas seguindo algumas dicas é possível adquirir o produto desejado e ainda economizar. Além disso, na hora de procurar o local da compra, é necessário que a pessoa verifique informações como preços, promoções, ofertas de brindes e etc”, alerta o especialista.
 
O executivo listou seis dicas para economizar e aproveitar a data. Confira:

• Faça uma lista do que precisa comprar

Além de facilitar as buscas, essa lista ajuda você a definir prioridades, focando aqueles produtos que julga serem mais importantes. Principalmente se você não está com dinheiro sobrando para comprar todos eles, eleger prioridades pode facilitar as coisas.

• Aposte nos comparadores de preços

Sempre pesquise os preços antes de fechar negócio. Você pode fazer isso manualmente, conferindo cotação nas lojas onde costuma comprar. Além disso, existe a opção de usar os comparadores de preço online. Sites como Melhor Preço e Buscapé fazem a pesquisa para você, indicando em que loja o preço mais em conta está sendo ofertado.

• Alerta de preços

Quem faz compras pela internet conta com a vantagem de poder ativar alertas de preços em sua loja online favorita. Para isso, é preciso acessar o site do e-commerce e fazer o seu cadastro. Depois, busque pelos produtos desejados e ative o alerta de preços. Desta forma, você será notificado quando o valor abaixar.

• Fique de olho nas ofertas relâmpago

Alguns sites oferecem ofertas por tempo limitado, algumas vezes apenas por algumas horas. Em geral durante os horários que têm menos visitações. “Fique de olho e não perca as oportunidades!”, reforça o especialista.

• Não compre por impulso

O Dia do Cliente não é a única oportunidade que você terá para adquirir produtos com preços mais baixos. Portanto, se a situação financeira não anda bem, não compre por impulso. Faça um planejamento e, na próxima ocasião, você estará preparado para arcar com essas despesas.

• Pague à vista

Se tiver o dinheiro na mão, pague através de boleto ou débito online. Quase sempre as lojas oferecem descontos para pagamentos à vista, ou em parcelamentos curtos, 3 vezes por exemplo, para que dessa forma você consiga monitorar suas contas sem perder de vista e, consequentemente, manter-se organizado financeiramente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *