Renner se une a brechó para aumentar ciclo de vida das roupas

Renner se une a brechó para aumentar ciclo de vida das roupas
A Renner, maior varejista de moda do Brasil, se uniu ao Repassa, maior brechó online do país, para estimular o consumo consciente. Por meio da iniciativa, os clientes da Renner podem retirar gratuitamente em determinadas lojas a “Sacola do Bem”, que serve para enviar ao Repassa peças de vestuário – de qualquer marca – que não são mais usadas, gerando impacto ambiental e social positivo nesse processo.
 
O projeto piloto proporciona aos clientes uma experiência ainda mais completa, ampliando o conceito de circularidade na jornada de consumo. A novidade está alinhada à estratégia de sustentabilidade da empresa: desde 2011, a Renner tem o seu próprio programa de logística reversa, o EcoEstilo, que coleta embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza para dar a eles uma destinação ambientalmente correta e que, em 2017, passou a receber também peças de roupa para direcioná-las a reciclagem, upcycling ou doação. De lá para cá, o EcoEstilo já coletou 145 toneladas, somando os resíduos de perfumaria e beleza e as peças em desuso.

Sacolas do Bem

Agora, a união com o Repassa representa mais um passo na evolução do conceito de moda responsável da Renner. Por enquanto, as “Sacolas do Bem” estão disponíveis para retirada em quatro unidades da marca em São Paulo: na loja da rua Oscar Freire e nos shoppings Pátio Paulista, Eldorado e Metrô Itaquera. A intenção é ampliar a iniciativa para outras cidades nos próximos meses.

Além de disponibilizar as “Sacolas do Bem”, as lojas da Renner participantes serão preparadas para ser um ponto de coleta, permitindo que os clientes deixem ali de volta as sacolas com as peças que quiserem revender – cada uma comporta cerca de 35 itens. Assim que o Repassa recebe os produtos, eles passam por um processo de curadoria (para avaliar se estão em linha com as regras do brechó online), fotografia e cadastro, antes de serem colocados à venda. O saldo obtido com a comercialização dos itens pode ser usado como o usuário preferir, sendo possível comprar no Repassa, sacar o valor ou doar para uma lista de ONGs apoiadas.

Moda responsável

A Renner vem evoluindo constantemente em sua estratégia de sustentabilidade, que abrange todas as áreas do negócio. As iniciativas voltadas para a construção de uma moda menos impactante fazem parte do guarda-chuva do selo Re.

Desde 2016, a marca segue padrões de responsabilidade ambiental guiados pelas premissas da LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), certificação internacional para construções sustentáveis. No mesmo ano, a varejista passou a neutralizar 100% das suas emissões de CO².

Em 2017, a varejista ampliou seu programa de logística reversa, o EcoEstilo. Os coletores disponibilizados nas lojas, que já recebiam embalagens e frascos de produtos de perfumaria e beleza, passaram a receber também peças de roupas, que são destinadas para reciclagem, upcycling ou doação.

A marca também contabiliza, nos últimos anos, a comercialização de 90 milhões de peças responsáveis, confeccionadas com matérias-primas como o fio reciclado, o algodão certificado, a poliamida biodegradável e a viscose certificada, além de processos que garantem, por exemplo, o menor uso de água na produção.

Paralelamente, a Renner está avançando no seu compromisso com a sustentabilidade por meio do investimento em energia solar para abastecimento das lojas, assim como pela compra de equipamentos inteligentes e automação de sistemas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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