Estudo da ComSchool estima mais de 30 mil vagas abertas no mercado digital brasileiro

Estudo da ComSchool estima mais de 30 mil vagas abertas no mercado digital brasileiro

 A ComSchool, escola líder em cursos de marketing digital e e-commerce no Brasil, recentemente adquirida pelo Grupo Magalu, realiza anualmente um estudo sobre a oferta de vagas de marketing digital e e-commerce. O estudo, realizado em janeiro deste ano, com base em sites de recrutamento, constatou que há mais de 30 mil vagas em aberto, em todos os níveis hierárquicos.

Segundo Liliane Caldas, diretora da ComSchool, as universidades tradicionais não conseguiram adaptar suas grades às rápidas mudanças do mercado digital. “Há ferramentas que mudam constantemente, como Google, Instagram e Facebook, tornando um grande desafio manter os profissionais atualizados”, afirma a especialista.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, durante a pandemia, entre março e julho de 2020, mais de 150 mil novas lojas virtuais foram criadas no Brasil, o que aumentou a demanda por conhecimento técnico e profissionais nestas áreas.

As vagas têm atraído profissionais de diversos segmentos e faixas etárias. “Temos alunos de diferentes mercados, tais como turismo, eventos, financeiro e profissionais de saúde, entre outros segmentos, que nos procuram para transição de carreira”, explica a diretora. 

Para trabalhar com e-commerce e marketing digital, os profissionais devem unir habilidades técnicas e conhecimentos estratégicos. Entre as atividades de um profissional de marketing digital, estão o planejamento de campanhas nas redes sociais, e-mail marketing e demais mídias, monitoramento de canais, criação e análise de relatórios e criação e execução do calendário de marketing digital da empresa, entre outras. A parte técnica exige conhecimento de ferramentas como Google, Facebook e SEO, além de conhecimentos em HTML e edição de imagens. 

A ComSchool é especializada em transformar carreiras e oferece cursos específicos para formar analistas de e-commerce de marketing digital. A escola fez parcerias com diversas empresas que recrutam profissionais direto na sala de aula.

O estudo avaliou páginas de emprego na internet, além de pesquisa em grupos do LinkedIn e Facebook. O cálculo levou em conta a sobreposição entre os sites pesquisados.

Vagas por área

E-commerce (incluindo Logística): 11.988

Marketing Digital (incluindo redes sociais): 21.716

Sites de empregos analisados

Catho

Trampos

Vagas.com.br

LinkedIn

InfoJobs

Empregos.com.br

Trabalha Brasil

Indeed

Trovit

Manager

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 49 anos na área de jornalismo, sendo 47 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *