Incorporadores e loteadores ampliam busca por inovação para crescerem em meio à pandemia

Incorporadores e loteadores ampliam busca por inovação para crescerem em meio à pandemia

Enquanto muitos setores da economia ainda trabalham com incertezas quanto ao momento da recuperação, o mercado imobiliário já consegue vislumbrar dias melhores no início de 2021. Um recente levantamento feito junto às incorporadoras de capital aberto revelou que no quarto trimestre de 2020 houve um crescimento de 9,5% nos lançamentos e 16% nas vendas. Levando em conta que a pandemia causou um represamento das ações no ano passado, o resultado é considerado animador já que os especialistas projetam uma abertura das comportas neste ano.  Mas para que a navegação avance por águas tranquilas existe o consenso de que o mercado precisará encontrar soluções inovadoras que permitam superar os desafios que ainda persistem.

Este movimento em direção a novos modelos de atuação tem impulsionado o crescimento da VGV SA, por exemplo. A empresa que já acumula mais de R$ 2 bilhões de valor geral de vendas sob sua administração, oferece um hub de soluções destinadas a desenvolver processos de gestão profissional para incorporadores e loteadores com o objetivo de alavancar os resultados. No mês de dezembro, a companhia fechou um contrato de prestação de serviços para a GND Incorporadora, empresa referência nos mercados de Florianópolis e Porto Alegre em edificações de alto padrão integrados com ambientes naturais. No mês seguinte foi a vez do fechamento de um contrato com a Cipasa, uma das maiores desenvolvedoras de projetos urbanos no Brasil.

O modelo da VGV SA oferece basicamente quatro verticais que atendem às necessidades das incorporadoras e loteadoras em todas as fases do projeto. Uma delas é a VGV Investimentos, que atua como um elo entre investidores, incorporadores e proprietários de terrenos. Por sua vez, a VGV Vendas coloca à disposição um time de especialistas no desenvolvimento de estratégias para lançamentos imobiliários e gestão inteligente de estoque. Já a VGV Partner trabalha no campo da educação, disseminando conhecimento e qualificando executivos de incorporadoras e urbanizadoras para liderar empresas profissionalizadas. Finalmente, a VGV Maxxi, especializada na gestão de recebíveis e responsável pelo relacionamento com o cliente e a entrega das unidades, considerado o momento mágico para quem compra um imóvel.

O CEO da VGV SA, Giuliano Milano, comenta que a pandemia acelerou a transformação digital em todos os segmentos e no mercado imobiliário não foi diferente. De uma hora para outra houve a obrigatoriedade de colocar em prática inovações como o lançamento digital, por exemplo. “A VGV tem o propósito de aproximar as incorporadoras e loteadoras das melhores práticas e tendências do ecossistema de inovação para intensificar cada vez mais o uso de inteligência de negócios e estratégia aplicada na gestão”, diz.

Neste sentido, o executivo ressalta duas iniciativas que estão sendo colocadas em prática ainda no primeiro trimestre pela empresa. Uma delas é a oferta dos serviços de marketing digital para incorporadoras e loteadoras. A outra é um modelo de representação cujo objetivo é replicar a forma de atuação da VGV SA por todo o país.

“A colaboração é uma das principais características das empresas de sucesso na era da Transformação Digital. Somos uma empresa completamente conectada com esta tendência e estamos em busca de pessoas dispostas a unir forças e talentos para desenvolver soluções e alcançar os melhores resultados”, diz.

Ainda em fevereiro a VGV desenvolverá uma campanha de captação de empreendedores com o DNA do mercado imobiliário interessados em atuar como representantes da companhia em todo o país. Atualmente a empresa já conta com este tipo de atuação nos Estados da Bahia, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina, além da sede em Florianópolis.

“Os indicadores levam a crer em um aquecimento no volume de lançamentos em todo o território nacional. Queremos estar preparados para prestar suporte a nossos parceiros de negócios onde quer que eles estejam com o mesmo nível de eficiência”, finaliza.   

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *