Programa internacional direciona empreendedores brasileiros para a expansão de seu negócio nos EUA

Programa internacional direciona empreendedores brasileiros para a expansão de seu negócio nos EUA

O CIC (Cambridge Innovation Center), uma líder global na construção de comunidades de inovação, uma das primeiras empresas a oferecer espaços flexíveis de escritórios e coworking para empreendedores, lança, em parceria com o MIT Enterprise Forum (MITEF), o CIC Soft Landing Program, um programa de incentivo para empreendedores da América Latina com 10 vagas para empresas brasileiras que querem expandir seus negócios no mercado internacional. As inscrições vão até 30 de abril no link https://cic.com/softlanding

Cada uma das empresas pode inscrever até dois participantes, sendo que um necessariamente tem que ser o empreendedor ou fundador da empresa, no curso on-line que terá duração de cinco dias e abordará três pilares estratégicos para os negócios no exterior: fundamentos para operar nos Estados Unidos (visão legal e tributária) e conhecimento sobre o mercado (conhecimento de como se relacionar com investidores e o processo de vendas) e habilidades para ampliar sua rede de relacionamento nos EUA.  

O pré-requisito para participar da programação on-line é a inovação. O conteúdo é voltado para startups e empresas de tecnologia. O mercado brasileiro foi reconhecido em 2020 como o título de 3º maior criador de novas startups unicórnio do mundo, evidenciado pelas soluções inovadoras e pela qualidade dos profissionais. 

Segundo a gerente Senior do CIC, Julia Lucidi, o empreendedor latino que chega aos Estados Unidos não tem as informações básicas para entrar no mercado exterior e esse programa pode fazer toda a diferença. “Esses empreendedores têm um potencial criativo e bagagem tecnológica imensos, mas não conseguem entrar no mercado americano de forma adequada. O programa é o primeiro passo para que a expansão de sua empresa para o mercado dos EUA seja eficiente, coordenada e que alcance os resultados esperados, sem tomar decisões que prejudiquem o crescimento da sua empresa, aumentando sua habilidade de negócios no exterior”,  explica.

Atualmente, o CIC tem duas mil empresas de inovação e empreendedorismo em sua rede global e já apoiou mais de sete mil startups e empresas de tecnologia. Mais de 10 bilhões de dólares já foram investidos em empresas que fazem parte da rede do CIC. E nos próximos dez anos, o CIC espera expandir sua rede de centros de inovação em 50 cidades do mundo. 

É extremamente difícil começar e fazer uma nova empresa crescer e é por isso que fizemos uma parceria com o CIC, para ajudar os empresários latino-americanos a causar um impacto positivo no mundo. Nossas duas organizações trabalhando juntas criam um centro de excelência reconhecido mundialmente para apoiar startups em crescimento e internacionalização. Estou orgulhoso e extremamente feliz por ser uma parte importante desta iniciativa que define o setor”, relata Michael Burtov, Vice-presidente do MIT Enterprise Forum de Cambridge e autor do livro Evergreen Startup.

Miami também alcançou o status de polo de tecnologia e inovação, por isso a região é estratégica para a entrada de novas empresas nos EUA. Segundo a The Miami-Dade Beacon Council, os empregos na área de tecnologia aumentaram em 40% na região entre 2012 e 2017. Na cidade estão concentradas empresas como Cisco, Microsoft, SAP e Oracle, além de ser uma localidade diversa, com um fluxo de empreendedores de diferentes países do mundo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *