You are here
Home > Negócios > Vendas de veículos usados e seminovos acumulam resultados positivos no Paraná

Vendas de veículos usados e seminovos acumulam resultados positivos no Paraná

Os negócios envolvendo a venda de veículos seminovos e usados no Paraná surpreenderam no mês de março, apresentando resultados positivos, mesmo com o fechamento das lojas multimarcas, em função do agravamento da pandemia.  

Segundo relatório da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as vendas de veículos usados e seminovos, incluindo automóveis, comerciais leves e pesados e motos, no Paraná, aumentaram 54% em março se comparadas a igual mês do ano passado, quando a Organização Mundial de Saúde decretou a pandemia do novo coronavírus. Só no mês passado, foram negociados 112 mil veículos usados e seminovos em todo o Estado.  

Também quando se compara a venda de veículos usados e seminovos de março com fevereiro, o resultado foi positivo em quase 7%, no Paraná, acima dos 4% verificados na média nacional. Já no primeiro trimestre de 2021, os negócios das lojas multimarcas paranaenses cresceram 24,5% em relação a janeiro a março do ano passado.

Quando se analisa isoladamente a venda de automóveis de passeio usados, o crescimento em março, foi de 51% com a comercialização de setenta e uma mil unidades em todo o Estado. Agora, o que  chama atenção é que o maior número de negócios fechados envolve veículos com mais de nove anos de uso.

No caso específico de motocicletas usadas, com o aumento das entregas em função do isolamento social, as vendas tiveram um grande impulso. Só em março, o crescimento foi de 57%, totalizando  20 mil unidades e 56 mil no primeiro trimestre do ano em todo o Estado.

Apesar dos resultados positivos de março, o presidente da Fenauto, o empresário Ilídio dos Santos (foto), alerta que o agravamento dos casos de Covid-19 em todo o país, aliado a parada na produção de veículos por parte da maioria das montadoras, o fechamento dos Detrans estaduais e as novas restrições de funcionamento das lojas e comércio em geral, ainda devem trazer dificuldades para o segmento nas próximas semanas.

Mercado Nacional

Segundo a Fenauto, em março, foram comercializados 1.237.030 veículos usados e seminovos em todo o País, contra 1.188.275 no mês anterior, representando uma alta de 4,1%. O total acumulado em 2021, de 3.587.362 veículos já está 14,1% maior do que o mesmo período de 2020 (quando foram registradas 3.143.699 vendas).

 

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top